RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 30 de abril

Miniviveiros reproduzem acácia imperial, angico e aroeira

Sementes de aroeira, angico, acácia imperial, jacarandá mimoso e flamboyant estão germinando em miniveiros da Sanesul

Por Reprodução
09/11/2012 • 07h12
Compartilhar

Árvores nativas comuns no meio rural dos municípios do Bolsão serão reproduzidas em outras regiões do Estado. Sementes de acácia imperial, angico, aroeira e outras espécies nativas como farinha seca, jacarandá mimoso e flamboyant estão sendo coletadas e semeadas em miniviveiros.

O projeto está sendo desenvolvido pela Gerência de Meio Ambiente da Regional da Sanesul em Paranaíba. Inicialmente, a ideia é reproduzir espécies nativas, mas o projeto se estenderá também para formação de viveiros de árvores exóticas.
As sementes são colhidas em áreas rurais de Cassilândia, Inocência, Paranaíba e Aparecida do Taboado . Segundo a laboratorista Adma Aparecida da Costa, já foram semeadas várias espécies nativas. “Há uma lista enorme de espécies que estão sendo catalogadas em Campo Grande”, diz.
As mudas estão sendo distribuídas para escritórios regionais da Sanesul em todo Estado e devem ser usadas também na recomposição de reservas em áreas de captação e área de preservação.
Em Paranaíba o miniviveiro foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA), onde a Sanesul executou obras de contenção de enchentes. Este ano ainda não houve precipitação forte que serviria para testar a contenção.
A experiência dos miniviveiros está permitindo identificar as espécies de fácil germinação. “Em algumas regionais já estamos efetuando o plantio também com sementes de difícil germinação, até para testarmos”, disse Adma Costa ao Jornal do Povo. Segundo ela, algumas espécies vão demorar a se desenvolver.
Todas as áreas onde está havendo a semeadura serão georreferenciadas. O projeto de miniviveiros, segundo ela, realça a importância de investimentos em programas de restauração dos ecossistemas florestais, por meio da produção de sementes e mudas nativas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias