RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 30 de abril

‘Não votei no 1º turno das eleições 2018; posso votar no segundo turno?’

Ainda que o 2º turno dependa do 1º, eles são tratados separadamente, o que inclui o direito a voto do eleitor.

Por REDAÇÃO
10/10/2018 • 08h05
Compartilhar

Por qualquer motivo que seja, você não conseguiu comparecer no primeiro turno das eleições 2018, que aconteceu no último domingo, dia 7 de outubro? Calma, isso não significa que você não poderá votar no 2º turno!

Mesmo com a ausência durante a primeira fase de votação, é esperado que você, eleitor, apresente-se na sua zona e seção eleitoral no dia 28 de outubro, quando o segundo período de votos acontecerá.

Isso ocorre porque, ainda que o segundo turno dependa do primeiro para acontecer, é como uma nova eleição, mas com restrição de candidatos e até mesmo de cargos disponíveis para votação.

É preciso ficar atento a uma questão em específico: com a ausência no primeiro turno, é necessário justificá-la. Caso isso não tenha sido feito ainda no dia 7, é permitido com que a explicação do não-comparecimento às urnas eletrônicas seja realizada em até 60 dias, com contagem a partir do dia da votação.

(m de mulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias