Refresh

This website www.rcn67.com.br/noticias/tj-inaugura-forum-em-inocencia/94811/ is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 20 de julho

TJ inaugura Fórum em Inocência

Com 931,92 m², o prédio tem gabinete, sala de audiência, plenário do Tribunal do Júri, cartório cível/criminal e cartório do Juizado Especial

Por TJMS
18/01/2017 • 10h19
Compartilhar

No início desta semana a população inocenciense inaugurou o prédio do Fórum, a obra custou ao Poder Judiciário R$ 2,6 milhões e foi pensada para reafirmar os valores institucionais e levar a justiça mais próxima do cidadão.

O prédio recebeu o nome de Fórum Nercírio Ferreira Leal. A esposa do ex-prefeito que deu nome ao prédio da justiça, Raulina Latta Leal, estava presente e não escondeu a emoção. Ela, que completa 85 anos na próxima semana, lembrou de como era a cidade de Inocência no tempo em que o marido respondeu pelo Executivo Municipal.

“Homenagem justa porque ele fez muita coisa por Inocência e sempre o acompanhei. Se ele estivesse aqui, ficaria muito contente em ver essa obra. O primeiro fórum da cidade foi na década de 80, quando ele foi prefeito”, lembrou.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. João Maria Lós, explicou que a construção dessa obra é a materialização da presença do Poder Judiciário na cidade de Inocência, pois um prédio dessa dimensão na comarca de primeira entrância mostra a preocupação que o Judiciário tem de se estabelecer, de fincar raízes e aproximar o Judiciário do cidadão de uma forma permanente.

O juiz Cássio Roberto dos Santos, que responde pelo Foro de Inocência, ressaltou que a obra vem suprir uma carência antiga da comarca, pois até então o serviço Judiciário vinha sendo prestado em um local adaptado e inapropriado, onde havia falta de espaço para acomodar a estrutura do Judiciário e receber bem seus usuários.

“Inocência, conhecida como a Cidade do Romance, é uma comarca afastada dos centros urbanos, sendo imprescindível que aqui exista toda a estrutura para a prestação jurisdicional. A demanda é crescente, o que se nota pelo aumento considerável das ações que aportam dia a dia perante a vara, fruto do fomento econômico, do fácil acesso e da proximidade do Poder Judiciário do usuário dos nossos serviços”, completou o juiz.

Com 931,92 m², o prédio tem gabinete, sala de audiência, plenário do Tribunal do Júri, cartório cível/criminal, cartório do Juizado Especial, salas para conciliação, para assessoria, distribuição, secretaria, para oficiais de justiça, assistente social, Defensoria, Promotoria, OAB, banheiros coletivos e hall de entrada com espera climatizada.

Outro ponto muito significativo é a sustentabilidade e eficiência energética, baseando-se nas questões ambientais e nas orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por isso, o prédio tem sistema de captação, armazenagem e reaproveitamento de águas pluviais para limpeza externa e molhagem do jardim, condicionadores de ar tipo split, telhas termoacústicas, pintura de paredes externas em cores predominantemente claras, luminárias e lâmpadas de alta eficiência.

A comarca de Inocência foi criada pela Lei nº 664, de 18/09/86, instalada no dia 23 de janeiro de 1987, e atualmente compreende o município de Inocência e o distrito de São Pedro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias