Um grupo de sete vereadores da Câmara Municipal de Paranaíba divulgou na última terça-feira (30) um termo de compromisso, reafirmando a independência do Legislativo municipal e se comprometendo com a transparência, a fiscalização dos recursos públicos e a não submissão ao Poder Executivo.
O documento, sem efeito jurídico vinculante, é considerado compromisso de natureza exclusivamente ética e política, reflete um posicionamento de que o grupo atuará com autonomia e responsabilidade institucional, sem integrar a base de apoio do prefeito Maycol Henrique Queiroz de Andrade (PSDB).
“Considerando a necessidade de uma Câmara independente, transparente e combatente, visando os melhores interesses da população paranaibense, mantendo os vereadores aqui signatários o compromisso com a democracia, com a votação livre e convictas na ideologia de cada um dos integrantes”, diz a justificativa.
Dos sete vereadores que assinaram o documento, cinco foram eleitos pela primeira vez, entre eles, a presidente da Câmara , vereadora Wanice Luciana de Oliveira. Os vereadores que assinaram o termo: Andrew Robalinho da Silva Filho (PL); Wanice Luciana de Oliveira (REP); Sindoley Luiz de Souza Morais (UNIÃO); Maicom Ricardo de Freitas Grotto (PSB); José Antônio Lopes Costa (UNIÃO); Fabiano Morais Agi (PL); Maurício Gomes de Almeida (PL)
O documento registra ainda, o compromisso dos vereadores e o apoio à reeleição da atual presidente da Câmara, vereadora Wanice Luciana de Oliveira, para o biênio 2027-2028. A nova composição proposta da Mesa Diretora inclui: Presidente: Wanice Luciana de Oliveira; Vice-presidente: Maicom Ricardo de Freitas Grotto; 1º Secretário: Sindoley Luiz de Souza Morais e 2º Secretário: José Antônio Lopes Costa
O ex- líder do prefeito Maycol Queiroz, vereador Andrew Robalinho comentou a atitude tomada pelo grupo de vereadores, após declarações do chefe do Executivo de que seriam vetadas todos os projetos vindos do Legislativo que tragam despesas para o erário. “Fui líder, mas nunca fiz chicana politica”. Hoje começa uma nova história na política de Paranaíba, não é um grupo de oposição ao prefeito, mas um grupo independente que pede respeito ao Executivo. A população precisa confiar na gente” , justificou o vereador.