Veículos de Comunicação

Paranaíba

Grupo de vereadores lança manifesto por Legislativo independente

Dos 13 vereadores, sete manifestam independência em relação ao Executivo.

Grupo de vereadores lança manifesto por Legislativo independente

Um grupo de sete vereadores  da Câmara Municipal de Paranaíba divulgou na última terça-feira (30)  um termo de compromisso, reafirmando a independência do Legislativo municipal e se comprometendo com a transparência, a fiscalização dos recursos públicos e a não submissão ao Poder Executivo.

O documento,  sem efeito jurídico vinculante, é considerado compromisso de natureza exclusivamente ética e política, reflete um posicionamento  de que o grupo atuará com autonomia e responsabilidade institucional, sem integrar a base de apoio do prefeito Maycol Henrique Queiroz de Andrade (PSDB).

“Considerando a necessidade de uma Câmara independente, transparente e combatente, visando os melhores interesses da população paranaibense, mantendo os vereadores aqui signatários o compromisso com a democracia, com a votação livre e convictas na ideologia de cada um dos integrantes”, diz a justificativa.

Dos sete vereadores que assinaram o documento, cinco foram eleitos pela primeira vez, entre eles, a presidente da Câmara , vereadora Wanice Luciana de Oliveira. Os vereadores que assinaram o termo: Andrew Robalinho da Silva Filho (PL); Wanice Luciana de Oliveira (REP); Sindoley Luiz de Souza Morais (UNIÃO); Maicom Ricardo de Freitas Grotto (PSB); José Antônio Lopes Costa (UNIÃO); Fabiano Morais Agi (PL); Maurício Gomes de Almeida (PL)

O documento registra ainda, o compromisso dos vereadores e o apoio à reeleição da atual presidente da Câmara, vereadora Wanice Luciana de Oliveira, para o biênio 2027-2028. A nova composição proposta da Mesa Diretora inclui: Presidente: Wanice Luciana de Oliveira; Vice-presidente: Maicom Ricardo de Freitas Grotto; 1º Secretário: Sindoley Luiz de Souza Morais e 2º Secretário: José Antônio Lopes Costa

O ex- líder do prefeito Maycol Queiroz, vereador Andrew Robalinho comentou a atitude tomada pelo grupo de vereadores, após declarações do chefe do Executivo de que seriam vetadas todos os projetos vindos do Legislativo que tragam despesas para o erário. “Fui líder, mas nunca fiz chicana politica”. Hoje começa uma nova história na política de Paranaíba, não é um grupo de oposição ao prefeito, mas um grupo independente que pede respeito ao Executivo. A população precisa confiar na gente” , justificou o vereador.