Veículos de Comunicação

Parceria

Implantação do IFMS avança, mas depende de aprovação orçamentária

Instituição já está presente em Paranaíba com um polo de ensino a distância, mas aguarda autorização para iniciar as atividades presenciais

Implantação do IFMS avança, mas depende de aprovação orçamentária

Paranaíba segue avançando na implantação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), embora ainda dependa de aprovações orçamentárias para operar plenamente. Em entrevista à rádio Cultura FM, Paranaíba, o professor Genivaldo de Souza, presidente do projeto de implantação do IFMS no município, destacou que a instituição já está presente na cidade com um polo de ensino a distância, mas aguarda autorização para iniciar as atividades presenciais.

Atualmente, a liberação do funcionamento do campus Paranaíba depende da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, posteriormente, de um projeto de lei à ser enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ao Congresso Nacional. Esse projeto tratará da liberação de novos códigos de vagas para professores e técnicos administrativos nos 100 novos institutos federais do país.

“Assim que esse PL for aprovado, receberemos autorização para operar do MEC e iniciaremos com cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos de tecnologia e cursos subsequentes”, explicou Genivaldo de Souza.

Enquanto aguarda as aprovações necessárias, o IFMS em Paranaíba segue operando por meio do polo de ensino a distância, atualmente instalado na Escola Aracilda. O campus de Três Lagoas atua como padrinho da implantação, fornecendo consultoria e suporte administrativo.

Paralelamente, avança o processo de licitação para construção da sede definitiva do campus, que será erguida no local onde hoje está o ginásio de esportes. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 30 milhões. “É uma obra muito significativa, uma estrutura muito bonita que beneficiará toda a população de Paranaíba”, destacou Genivaldo.

A expectativa é que nos próximos meses os primeiros cursos presenciais possam ser oferecidos, reforçando o compromisso do IFMS com a educação profissional e tecnológica na região. O avanço da tramitação legislativa será determinante para o campus iniciar suas atividades presenciais o quanto antes.