
O Programa Rural Sustentável Cerrado realizou, no sábado (8), o 3º Dia de Campo em Paranaíba. O evento, sediado na Estância Aurora, propriedade de Nilo Ferraz, reuniu produtores rurais, técnicos e diretores de cooperativas para debater práticas de produção sustentável.
Os Dias de Campo do projeto têm como objetivo promover a troca de experiências entre produtores, técnicos de assistência técnica e extensão rural, além de incentivar o uso de novas tecnologias produtivas voltadas à sustentabilidade.
O médico-veterinário Marcelo Miyasaki apresentou um painel sobre reserva alimentar, manejo de pastagem e bovinocultura de leite e corte.
Segundo a coordenadora do PRS Cerrado, Tatiana Carvalho, os encontros representam uma oportunidade de diálogo e construção conjunta. Ela ressaltou que o propósito do programa está alinhado às metas da COP 30, que acontece em Belém (PA). “É o início de um trabalho coletivo rumo a um meio rural mais sustentável e inclusivo, garantindo melhor qualidade de vida para as próximas gerações”, destacou.
O anfitrião do evento, Nilo Ferraz, expressou satisfação com a parceria com o PRS Cerrado. Após o debate, ele conduziu os participantes a uma visita ao campo experimental da Estância Aurora, onde uma área degradada foi recuperada. Com a rotação de pastagens e agricultura, Ferraz relatou que a produtividade de sua lavoura de quiabo aumentou cinco vezes.
Também presente, a presidente da Cooperativa de Trabalho em Desenvolvimento Rural e Agronegócio (Copaer), Roseli Martinez, reafirmou o apoio da cooperativa aos produtores do município assistidos pela instituição.
Financiado pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional, o PRS Cerrado é resultado de parcerias que visam aumentar a renda e a produtividade de produtores do bioma Cerrado sem agredir o meio ambiente.