Veículos de Comunicação

Violência Doméstica

Casos de violência doméstica em Paranaíba aumentam na quarentena

Município tem cerca de 400 medidas de proteção ativas para mulheres vítimas de violência

Os números fazem parte apenas das ocorrências atendidas pela Policia Militar - Pixabay
Os números fazem parte apenas das ocorrências atendidas pela Policia Militar - Pixabay

Desde o início da pandemia agressões contra mulheres paranaibenses tiveram aumento. Segundo a Polícia Militar, só no mês de agosto foram atendidas 27 ocorrências envolvendo violência doméstica no município. Em 2019 foram cerca de 14 atendimentos.

Ao todo o município tem cerca de 400 medidas de proteção ativas para mulheres vítimas de violência doméstica. A medida é uma ferramenta prevista em lei para proteger mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em todo o país, e tem como base a Lei Maria da Penha.

Os números fazem parte apenas das ocorrências atendidas pela Policia Militar e não estão incluídos atendimentos realizados pela DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Paranaíba.

Segundo a Sargento da PM Eliene Mariano Fernandes, coordenadora do projeto Promuse (Programa Mulher Segura), a vítima deve ter consciência e perceber quando está sendo vítima de agressão e acionar os órgãos responsáveis de proteção à mulher.

“O alerta é sempre o mesmo. É mais importante a vítima perceber que está sendo vítima do que qualquer outra pessoa que esteja por perto e, a partir daí acionar os órgão responsáveis”, salientou.

Ouça: