Veículos de Comunicação

Polícia

Polícia Militar realiza operação pente fino na Unei

Hoje, a Unidade Educacional de Internação abriga o total de 37 adolescentes, o triplo da sua capacidade

-
-

Os adolescentes da Unidade Educacional de Internação (Unei) “Tia Aurora” acordaram com uma operação pente fino da Polícia Militar, na manhã de ontem (19). De acordo com o subcomandante da corporação, major Wilson Monari, a ação foi desencadeada por volta das 7 horas e contou com a participação de 20 policiais militares, distribuídos em quatro viaturas.

O oficial explicou que os policiais não encontraram resistência por parte dos adolescentes. Ao todo, a ação durou cerca de duas horas. “O trabalho em operações pente fino é o mesmo, independe do tipo e tamanho do estabelecimento penal. É claro, que neste caso torna-se mais rápida, já que o número de adolescentes é bastante inferior ao de presos da Penitenciária, por exemplo. Mas a cautela é a mesma”, completou Monari.

Os policiais deixaram a Unidade com o total de duas trouxinhas de maconha e uma pequena serra apreendidas. “Embora houvesse a suspeita, não foram encontrados celulares no local”, completou o oficial. A faca estava dentro de um colchão de um dos adolescentes.

O objetivo da operação, explica o oficial, foi atender a uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPE) para verificar a existência de drogas, aparelhos celulares e armas artesanais em posse dos adolescentes infratores. O material apreendido foi encaminhado à Polícia Civil.

Esta foi a quarta operação pente fino realizada em unidades penais de Três Lagoas, neste ano. A primeira aconteceu em janeiro, quando a Penitenciária de Segurança Média foi vistoriada por cerca de 50 policiais da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe). Em março, foi a vez dos policiais da Ronda Ostensiva Tática do Interior (Rotai) vistoriarem a carceragem da 1ª Delegacia de Polícia. A ação foi desencadeada após uma tentativa de fuga em que um agente foi rendido por um preso. Nesta, nada foi apreendido.

Já no dia 6 de maio, véspera do Dia das Mães, o presídio masculino foi novamente submetido a uma varredura. Desta vez, a operação foi realizada pela Polícia Militar local. Mais de setenta policiais vistoriaram os quatro pavilhões e apreenderam uma quantidade considerável de droga e armas artesanais.

Hoje, a Unidade Educacional de Internação abriga o total de 37 adolescentes, o triplo da sua capacidade.