
Reinaldo Azambuja (PSDB). 51 anos, casado, pai de três filhos, segundo candidato a governador mais rico do País nas eleições de 2014, é o primeiro campo-grandense a assumir o governo do Estado. Antes de entrar na política iniciou sua vida profissional no setor do agronegócio. As atividades no campo, assim como parte do patrimônio tem origem em herança familiar.
“Meus bisavós vieram de Minas Gerais, constituíram suas propriedades aqui. Passaram para o meu avô, que passou para o meu pai e quando a gente perdeu ele, muito jovem, o patrimônio foi transformado em divisão para os três filhos e cada um soube gerir bem seus negócios", declarou ele ao site Campo Grande News.
Seu primeiro cargo eletivo foi alcançado em 1996, como prefeito de Maracaju, sendo reeleito logo em seguida por mais um mandato. Em 2006 foi eleito deputado estadual e quatro anos depois foi eleito deputado federal.
Como prefeito de Maracaju, Azambuja ficou conhecido por ter melhorado a economia da cidade, que passou da 12ª da a 5ª colocação no Estado. Foi também durante a sua gestão que Maracaju teve 100% das suas ruas asfaltadas.
Eleito com 700.729 mil votos contra 563.528 do candidato Delcídio do Amaral (PT). Azambuja promete governo para todos. De acordo com o site Campo Grande News, Azambuja começou faculdade, mas precisou abdicar do projeto para substituir o pai no comando dos negócios da família em Macaraju, garantindo um patrimônio de R$ 37,8 milhões.
Ainda segundo o site, Azambuja mantém os mesmos hábitos simples anteriores a sua entrada na política. É perfeccionista, acorda cedo e não tem hora para terminar o dia. Tem entre as referências de cultura sul-mato-grossense os sertanejos que saíram daqui para todo País: como João Bosco e Vinícius, Michel Teló, Munhoz e Mariano e Luan Santana e não dispensa um bom par de botinas. Quando tem alguma folga, gosta de pescar, sempre acompanhado da esposa Fátima e dos dois filhos Rafael e Rodrigo. Uma das resoluções para o Ano Novo, tão logo inicie o governo, é de praticar 1h de caminhada na esteira.
Desafios e compromissos
Quanto ao governo, entre suas primeiras ações será tomar medidas, através de decretos, para buscar a contenção de despesas na nova gestão, com o objetivo de alcançar o equilíbrio financeiro do Estado. O objetivo é promover a organização interna do governo, através da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica que vai conversar com o restante das secretarias, sobre as responsabilidades e metas a serem cumpridas. Fiel a sua personalidade perfeccionista, Azambuja garante que será intransigente na hora da cobrança.