Veículos de Comunicação

3

Delcídio diz que vai processar quem associá-lo à compra de refinaria

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) diz que não teve qualquer participação ou conhecimento da compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobras e vai processar quem associá-lo ao escândalo.

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) divulgou nota afirmando que vai processar, nas esferas cível e criminal, responsáveis por autoria e veiculação “em alguns órgãos de imprensa”, de informações que buscam associar seu nome ao escândalo da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras. O senador atribui os fatos à proximidade do período eleitoral.

“Não possuo qualquer participação ou sequer conhecimento do processo de aquisição da refinaria de Pasadena pela Petrobras”, diz o senador na nota, publicada nessa terça-feira no jornal “O Estado”.


Delcídio do Amaral nega ter feito indicação para cargos de direção na Petrobras e afirma que no período em que dirigiu a área de Gás e Energia da estatal, a Petrobras obteve lucro de R$ 3,69 bilhões. O senador afirma que em 2006, quando ocorreu a transação, não ocupava qualquer cargo na empresa.

“Em função da gravidade dos ataques de que estou sendo vítima, determinei que sejam adotadas todas as medidas jurídicas para processar, nas esferas cível e criminal, os responsáveis por sua autoria e veiculação”, diz o senador na nota distribuída à imprensa.

De acordo com o jornal Correio do Estado, Delcídio teria culpa por ter indicado Nestor Cerveró para a diretoria Internacional da Petrobrás. Cerveró foi demitido na semana passada de outro cargo na estatal, suspeito de omitir informações e induzir a Petrobras ao erro na compra da refinaria de Pasadena quando ocupava a diretoria Internacional.