O ex-vereador Celso Yamaguti (DEM) disse em entrevista ao RCN Notícias e a TV Concordia que não se arrepende de não ter utilizado verba indenizatória e nem mesmo diárias da Câmara Municipal. Segundo ele, esse não deve ter sido o motivo pelo qual não foi reeleito, diferente do que disse o vereador Gil do Jupiá (PSB), na tribuna da Câmara Municipal.
Para Gil, os vereadores precisam ter consciência em defender o que ele entende como direito. “Quero dizer para os assessores que estão postando com coisa que é algum mérito para alguém não pegar diária, marca bem na sua agenda, o Celso Yamaguti não pegou nenhuma diária e perdeu a eleição. Isso mostra o tanto que o povo de Três Lagoas dá valor para quem não pega diária. Tem que pegar sim. O Guerreiro era um dos campeões de diárias, o vereador Tonhão também pega bastante, Marisa, Apóstolo, são os campeões aqui… Ou seja, todos os outros, a maioria pega… O que eu quero dizer é que o povo de Três Lagoas não está nem aí para isso, desde que vereador mostre trabalho prestado”, comentou na tribuna Gil do Jupiá na tribuna da Câmara Municipal.
Celso Yamaguti rebateu dizendo que não acredita que esse tenha sido o motivo para não ter sido reeleito. “Jamais vou questionar o fato de não ter sido reeleito, é o destino, a vontade de Deus. Não me arrependo de ter pego diárias e nem verba indenizatória, foi um comportamento meu. Meus pais me compravam muito durante o meu mandato. Acho que o Gil não usou isso para me atacar, mas como exemplo, porém, isso repercutiu de forma negativa. O comportamento dos políticos precisam ser revistos. Porque, hoje, a população está muito atenta aos atos e atitudes dos políticos”, comentou.
Para Celso, a população se importa sim com os gastos de diárias utilizadas pelos vereadores. “A população está muito de olho nos cargos públicos, não só de vereadores mais de todos os políticos, porque as pessoas têm pago muitos impostos e querem ver esses valores revertidos em melhorias e benefícios. Isso influência e vai influenciar daqui em diante”, comentou.
Yamaguti disse que, utilizar diárias é a opção de cada vereador, porém entende que o valor pago em Três Lagoas poderia sim ser reduzido. “Isso é passível de concerto, só depende da própria Câmara, dos vereadores. A população está atenta ao comportamento dos políticos. Acho que, com isso, vai haver um avanço importante na política”, acrescentou.