As ocorrências por perda de documentos tiveram um crescimento significativo em Paranaíba. Somente em 2013, de acordo com os registros da Delegacia de Polícia Civil do município, foram realizados 900 boletins de ocorrências por extravio. Comparado com o ano anterior, o crescimento é de quase 30%, sendo em 2012 registrados 672 casos.
Maracaju
Casos de extravio de documentos aumentaram quase 30% em Paranaíba
Somente em 2013, de acordo com os registros Polícia Civil, foram registrados 900 boletins de ocorrências por extravio
Para se ter uma ideia da proporção de ocorrências, nas cidades vizinhas como Aparecida do Taboado, Inocência e Cassilândia os números são menores, sendo 592, 513 e 117 ocorrências por extravio de documentos, respectivamente.
Segundo a delegada Regional, CinthiaTaiar, os números são bastante representativos, porém revelam também que a maioria dos registros fica em aberto, uma vez que quando os documentos são encontrados o comunicante não acrescenta a informação no boletim em aberto. “É muito importante que as pessoas que perderam um documento procurem por ele em possíveis locais de perda, para que não seja gerada uma ocorrência desnecessária”, orientou.
Culturalmente, alguns lugares da cidade já são conhecidos como postos de achados e perdidos, como documentos, são as rádios e a unidade do Correios. Para a delegada, é muito importante que antes do registro de uma ocorrência, esses locais sejam procurados. “Geralmente os documentos encontrados são deixados nesses lugares”, afirmou.
A sede da Delegacia Civil também é um posto onde os documentos encontrados são reunidos. “O ideal é que se a pessoa de fato não encontrou o documento perdido nos locais indicados ou até mesmo em casa, ai sim procure pela delegacia, ele pode ter sido deixado aqui também, se não, é o momento de registrar a ocorrência”, falou.
Para ocorrências mais simples, como o extravio de documentos, o boletim de ocorrência pode ser registrado na Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul, pela internet no site http://devir.pc.ms.gov.br. Segundo a delegada, o registro virtual tem a mesma validade e é uma recomendação a todos. “É um registro simples que solicita apenas alguns dados importantes, como o número do documento, isso evita, por exemplo, o tempo de espera para atendimento na delegacia”, esclareceu.
De acordo com Cinthia, a estatística é um alerta a população quanto ao cuidado com os documentos, pois é possível ainda, acrescentou a delegada, que os números em 2014 continuem crescendo, uma vez que já nas primeiras semanas do ano é possível perceber o maior fluxo de ocorrências por extravio de documentos.