A prova do Enem 2010 será aplicada nos dias 6 e 7 de novembro em todo o País. Nos dois dias, a prova começará às 13 horas, horário oficial de Brasília. Em Mato Grosso do Sul, serão cerca de 142 mil estudantes.
As principais recomendações são os horários e também a cor da caneta, que deve ser preta. Durante a prova, não pode haver nenhuma espécie de comunicação entre os inscritos e não podem ser usados lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras, agendas, telefones, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
Os portões dos locais da prova serão abertos uma hora antes. Recomenda-se chegar no mínimo com essa antecedência. O local de prova está no cartão de confirmação de inscrição. Não é possível alterá-lo.
Todos os cartões de confirmação de inscrição já deverão ter sido entregues pelos Correios. Caso você não tenha recebido o seu, poderá imprimi-lo pela internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/ .
Os portões serão fechados às 12h55, horário de Brasília (11h55 horário de Mato Grosso do Sul). No dia da prova, o aluno deverá apresentar um documento original de identidade com foto, o Cartão de Confirmação da Inscrição e caneta de tinta preta.
Caso o aluno tenha perdido seu documento de identidade, deve apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão oficial e submeter-se a identificação especial no decorrer da prova.
O tempo mínimo para deixar a sala é de duas horas. Os candidatos só poderão levar o Caderno de Questões se deixarem a sala depois de decorridas quatro horas desde o início da aplicação, nas provas do sábado, 6/11/2010, e decorridas cinco horas do início das provas do domingo, 7/11/2010.
Os resultados individuais estarão disponíveis na segunda quinzena de janeiro de 2011. O aluno receberá o boletim em sua casa, mas também terá acesso a ele na página eletrônica do Inep. Os gabaritos de todas as provas serão publicados em www.enem.inep.gov.br no dia 9 de novembro, terça-feira, às 18 horas.
Com os resultados do Enem, o aluno poderá concorrer a uma das 83 mil vagas, aproximadamente, nas 83 universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em todo o País. O Enem é o único critério de seleção para o ProUni e quesito fundamental para quem precisar do Fies, o programa oficial de financiamento estudantil.
Além disso, se o aluno fez a inscrição no Enem para pleitear a Certificação de Ensino Médio, poderá obter o certificado em uma das secretarias de Educação conveniadas ou em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia, desde que tenha obtido a nota mínima exigida.