Veículos de Comunicação

Inspeção

Comissão dos EUA fará vistoria em frigoríficos de Mato Grosso do Sul

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, diz que equipe vai inspecionar indústrias para que exportações sejam retomadas

Tereza Cristina disse que ainda não foram divulgados quais frigoríficos passarão pelas vistorias - imagem cedida/Assomasul
Tereza Cristina disse que ainda não foram divulgados quais frigoríficos passarão pelas vistorias - imagem cedida/Assomasul

 A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina, afirmou na quinta-feira (4) em Campo Grande que, a partir de junho, uma delegação americana estará no Brasil para inspeção sanitária nos frigoríficos de Mato Grosso do Sul e outros estados. Segundo a ministra, a expectativa é de que o país volte a exportar carne in natura para os EUA após o cancelamento referente a operação Carne Fraca de 2017.

“Após essa missão vem o relatório e a gente espera que esteja tudo nos conformes para que possamos voltar a exportar carne para os Estados Unidos”, disse.

Tereza Cristina revelou que ainda não foram divulgados quais frigoríficos devem passar pela inspeção dos americanos. A delegação americana vem ao Brasil após visita da comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aos Estados Unidos no mês de março.

Os americanos cancelaram as importações de carne do Brasil em 2017 após resultados da Operação Carne Fraca que detectou reações relativas a vacina contra febre aftosa.

CONTRATOS
A ministra veio a Mato Grosso do Sul com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para participar da cerimônia de formalização de contratos e repasses de recursos.

As ações fazem parte do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, com os municípios de Sonora, Paraíso das Águas e Ponta Porã e de seleção de propostas apresentadas pelas prefeituras de Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bonito, Ivinhema, Maracaju e Naviraí.

Dez projetos de Mato Grosso do Sul foram selecionados no âmbito do programa (com até 250 mil habitantes), do governo federal. Os municípios contemplados são Ponta Porã, Paraíso das Águas, Sonora, Aral Moreira, Antônio João, Naviraí, Aquidauana, Maracaju, Ivinhema e Bonito. Desses projetos, três já tiveram o contrato assinado.

De acordo com o ministro Gustavo Canuto, outras 26 propostas de Mato Grosso do Sul também foram pré-selecionadas. “É uma celebração. Temos 36 propostas, três felizmente já atingiram seu final, contrato celebrado. Paraíso das Águas, Ponta Porã e Sonora estão nessa fase. Parabenizo os prefeitos”, afirmou.