Veículos de Comunicação

Oportunidade

Dados apontam redução no número de demissões em MS

Os números são referentes às solicitações de seguro desemprego, que sofreu redução em vários setores da economia

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho revelam que as empresas de Mato Grosso do Sul estão demitindo menos funcionários.

Os números são referentes às solicitações de seguro desemprego, que sofreu redução em vários setores da economia.

O comércio registrou a queda mais expressiva em comparação entre os meses de agosto deste a no e de 2009. A redução foi fé 17,2 % passando de 2.374 a 1.965 solicitações de benefícios, com base na data de demissão.

Já no setor de serviços houve redução de 15,57% no número de pedidos do seguro desemprego, que no período analisado foi de 2.215 para 1.870.

De janeiro a agosto deste ano, conforme os dados do Ministério foram 2.796 pedidos a menos do seguro, o que significa que um número considerável de funcionários está sendo mantido nos postos de trabalho.

Os pedidos de amparo por trabalhadores do comércio caíram 6,47% e no setor de serviços a redução foi de 8,17%.

Renda familiar – Na última pesquisa feira pelo CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 64,9% das famílias campo-grandenses entrevistadas disseram que a renda está melhor do que no mesmo período de 2009.

A pesquisa mostrou ainda que dos responsáveis por domicílios, 70,7% esperam melhorias profissionais para os próximos seis meses.

Segundo o presidente da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul) Edilson Ferreira Araújo, era previsto melhora para as vendas este ano.

“Com isso, os empregos existentes ficam mantidos e novas vagas surgem, sustentando o processo de crescimento econômico”, avalia Araújo.