Após vencer o dérbi contra o Palmeiras no último domingo e colocar um ponto final no jejum de sete rodadas sem ganhar, o Corinthians, que está apenas um ponto atrás do líder Fluminense, tentará manter o embalo contra o Flamengo. A partida será nesta quarta-feira, no Estádio Engenhão.
O técnico Tite – que reestreou no comando do Timão superando o arquirrival – poderá repetir a escalação da última partida, privilégio pouco usufruído pelo seus antecessores Adílson Batista e Mano Menezes. Prejudicados por contusões ou suspensões, ambos só tiveram uma única oportunidade de não quebrar a cabeça para definir o time.
Desta forma, o Alvinegro paulista, que na última rodada contou com os tropeços dos adversários diretos Fluminense (que empatou com o Atlético Paranaense por 2 a 2) e Cruzeiro (que perdeu o clássico mineiro por 4 a 3), irá ao Rio de Janeiro com a força máxima. Na primeira fase, o clássico dos clubes com maiores torcidas do Brasil terminou com vitória do Timão: 1 a 0.
No treino desta terça-feira, o técnico gaúcho ressaltou a importância do embate, sobretudo pelas expectativas que o time acumulou após o triunfo na última rodada. "As possibilidades aumentaram. Fomos nós que criamos essa situação e isso é importante. A partir de agora, cada jogo é decisão", analisou.
Já o Flamengo, que vem de empate por 1 a 1 com o Vasco, tem planos modestos para o restante do Brasileirão, já que soma apenas 38 pontos e deseja se distanciar de vez do risco de rebaixamento. No entanto, pelos arredores da Gávea, o confronto também é visto como uma decisão.
"Nós temos sete decisões pela frente para mantermos o time na Primeira Divisão e buscarmos até algo maior antes do término da competição. Serão jogos muito complicados, contra postulantes ao título, como o Corinthians, equipes que brigam pela Copa Libertadores e até mesmo jogos difíceis contra equipes que querem evitar o rebaixamento. Por isso mesmo todos os jogos são finais e vencê-los é fundamental", explicou Renato Abreu, que vestiu a camisa do Corinthians entre os anos de 2001 e 2004.
Para o lateral direito Leonardo Moura, justamente por conta do caráter decisivo do jogo desta quarta-feira, os torcedores flamenguistas precisam comparecer em peso ao Engenhão.
"Nós vamos precisar muito do apoio da torcida, pois a nossa situação no Campeonato Brasileiro está longe de ser tranquila e precisamos somar todos os pontos que pudermos daqui pra frente. Enfrentar o Corinthians é sempre muito complicado, mas com a torcida ao nosso lado o caminho para a vitória pode se tornar mais curto", ressaltou Leonardo Moura.
Vanderlei Luxemburgo, que também não tem problemas de suspensão, deve manter a base do Flamengo que empatou com o Vasco. A boa notícia é que o atacante Val Baiano, recuperado de lesão na panturrilha direita, voltou a treinar e vai ficar como opção no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x CORINTHIANS
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de outubro de 2010 (Quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)
FLAMENGO: Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Welinton, David e Juan; Maldonado, Willians, Kléberson e Renato Abreu; Diego Maurício e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Iarley e Ronaldo.
Técnico: Tite