
Lixo de mais de 400 pontos de descarte irregular foram removidos por equipes da Prefeitura de Campo Grande ao longo de 2025. Apesar das ações, a reincidência segue como entrave para a manutenção da limpeza urbana e para a prevenção de alagamentos.
Segundo a administração municipal, o descarte inadequado compromete o funcionamento da drenagem, entope bocas de lobo e amplia riscos durante períodos de chuva intensa. Além disso, o acúmulo de resíduos favorece a proliferação de doenças e de animais peçonhentos.
Reincidência anula efeito da limpeza
Entre os materiais mais encontrados estão restos de obra, galhos, móveis velhos e eletrodomésticos. Também são comuns pneus, garrafas PET, latas e plásticos descartados em vias públicas e terrenos baldios.
Na Rua Gérbera, no Jardim das Hortênsias, a limpeza precisou ser feita quatro vezes apenas no ano passado. A aposentada Rosângela Borges de Paula relata que o problema retorna pouco tempo depois da retirada dos resíduos.
“As equipes vêm, fazem a limpeza e deixam tudo organizado. O problema é que, pouco tempo depois, as pessoas voltam a jogar lixo”, afirma a moradora.
Em 2025, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) realizou limpeza e manutenção em mais de 25 mil bocas de lobo nas sete regiões da cidade. Ainda assim, alagamentos pontuais foram registrados.
De acordo com a Sisep, o principal fator é o bloqueio do sistema de drenagem por resíduos descartados de forma irregular. Durante as chuvas, o material é arrastado pela enxurrada e acaba travando o escoamento da água.
O secretário municipal de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, afirma que a participação da população é decisiva para reduzir o problema. Segundo ele, a limpeza perde efeito quando o descarte irregular se repete.
“Infelizmente, é muito comum vermos na enxurrada restos de móveis, galhos e plásticos que foram jogados na rua. Esse material desce com a água e trava o sistema. O que pedimos é consciência: a Prefeitura limpa, mas o cidadão não pode sujar. Se cada um fizer sua parte, a água flui e a cidade não sofre com as chuvas”, destaca o secretário.
Impactos vão além da estética
No Lago do Amor, o monitoramento é constante devido ao risco de transbordamento. A prefeitura realiza limpeza semanal das comportas, mas moradores relatam acúmulo frequente de resíduos nos vertedouros.
No combate ao descarte irregular, a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana aplicou mais de R$ 765 mil em multas apenas em 2025. Ao todo, 119 autos de infração foram registrados.
O descarte ilegal é considerado crime ambiental e pode gerar multas superiores a R$ 13 mil. Em casos de reincidência, o valor é dobrado.
Onde descartar entulho e como denunciar
Campo Grande conta com cinco Ecopontos gratuitos para descarte de entulho, móveis velhos, galhadas, restos de obra e recicláveis. Cada cidadão pode descartar até um metro cúbico de resíduos por dia.
As unidades estão localizadas nos bairros Panamá, Noroeste, Nova Lima, União e Moreninhas. Denúncias de descarte irregular em flagrante podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Civil Metropolitana.
Já pedidos de limpeza e reclamações devem ser registrados pelo telefone 156, da Central de Atendimento ao Cidadão.
*Com informações da Prefeitura de Campo Grande