O abate de quase dois mil bovinos de uma fazenda de confinamento em Três Lagoas que seria feito nesta quarta-feira em Campo Grande foi adiado. O embarque dos animais vai começar nesta tarde (27).
Será o início da fase de finalização de um processo que começou há 30 dias. O proprietário da fazenda já foi multado em cerca de R$ 12 mil por conta do flagrante de desrespeito a uma norma sanitária em vigor no Brasil há 14 anos – que proíbe que bovinos sejam alimentados com ração à base de proteínas e gorduras de origem animal, que podem contribuir para a transmissão da doença da vaca louca.
Os abates serão coordenados pelo Serviço de Saúde Animal, da Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul. Os motivos do adiamento, se dá porque o frigorífico onde o abate será feito precisa de um esquema especial que só pode ser feito após os abates normais do frigorífico que acontecem durante o dia.
Amostras da ração que estava no cocho dos animais da fazenda foram coletadas e encaminhadas para o laboratório oficial do Ministério da Agricultura.