Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo do Estado prevê investimentos em laboratórios tecnológicos e de base científica na educação

Além dos laboratórios científicos, a rede estadual deve investir mais em laboratórios tecnológicos de escolas técnicas

O ensino prático na rede estadual de ensino em Mato Grosso deve ganhar investimentos para o ano que vem. Segundo a superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (SED), Cheila Vendrami, a partir de uma parceria com o governo federal e com recursos do MS Forte, mais de 40 escolas estaduais ganharão cinco laboratórios de base científica.

“Existe a previsão de construção de laboratórios de base científica para o ensino médio em algumas escolas do Estado. Essas instituições ganharão cinco laboratórios: de matemática, física, química, biologia e de informática”, afirma Cheila.

Ainda de acordo com a superintendente, os documentos licitatórios devem sair no próximo semestre para que as construções possam começar em meados de abril e maio de 2010.

“Estamos trabalhando para melhorar a educação nas escolas públicas, que nós encontramos deterioradas. O governo investiu na estrutura, mexendo na parte elétrica e hidráulica das instituições, ampliando o quadro de professores; também tem a questão de bibliotecas e agora podemos investir em laboratórios”, explica.

Além dos laboratórios científicos, a rede estadual deve investir mais em laboratórios tecnológicos de escolas técnicas – aquelas que aliam ensino regular com ensino profissionalizante para os alunos. A superintendente afirma que entre os laboratórios previstos para o ano que vem, parte deve ser para o ensino técnico. Mais ainda: outros quatro centros de educação profissional devem ser construídos pelo governo do Estado em 2010.