A Hidrelétrica São Domingos entrou em operação comercial plena. Conforme informações da Eletrosul, responsável pela usina entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, desde o último sábado, a unidade recebeu a liberação do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para dar início às atividades. A conclusão dos testes da segunda unidade geradora ocorreu no dia 18 de julho.
Maracaju
Hidrelétrica São Domingos entra em operação plena
Depois de 100 dias de testes, segunda unidade geradora da usina começa a operar comercialmente
Ao todo, segundo a empresa, foram necessários cem dias de testes nas duas unidades geradoras da hidrelétrica. A primeira já está em funcionamento desde o dia 14 de junho.
Agora, com autorização para trabalhar de forma plena, a usina deverá atingir sua total capacidade, que é de gerar 48 megawatts de potência, energia suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente 550 mil habitantes.
A energia produzida pela usina é escoada por uma linha de transmissão de 138 kv e 53 quilômetros de extensão que liga a Subestação Água Clara, da Enersul, ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa linha foi energizada em janeiro desse ano e conta com 135 torres.
USINA
As obras da Usina Hidrelétrica São Domingos no rio Verde tiveram início em 2009, com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Mato Grosso do Sul, na ordem de R$ 485 milhões. Na época, a unidade – maior do PAC no Estado – chegou a gerar dois mil empregos diretos.