O Instituto Butantan afirma, em nota divulgada nesta segunda-feira (19), que o atraso na entrega das vacinas contra a gripe comum, que serão utilizadas na campanha de imunização voltada aos idosos com 60 anos ou mais, foi em razão de uma nova encomenda de vacinas feita pelo Ministério da Saúde.
O ministério encomendou mais 30 milhões de doses, fora as outras 33 milhões pedidas anteriormente, totalizando 63 milhões de doses.
O atraso de uma semana foi responsável pela alteração do calendário de vacinação contra a gripe A (H1N1), conhecida como suína, nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A campanha, que começaria no próximo sábado (24), vai se iniciar nestas regiões somente no dia 8 de maio, seguindo até 21 de maio.
Desde janeiro deste ano, o Butantan manipula, envasa e rotula as vacinas contra a nova gripe utilizadas na campanha nacional. Em nota, o Butantan afirma que estará à disposição do Ministério da Saúde para promover a entrega das vacinas contra a gripe comum diretamente nos locais necessários, de forma a encurtar os prazos entre a liberação do produto e sua chegada aos locais de aplicação.