Veículos de Comunicação

Oportunidade

Workshop discutiu a segurança na operação de máquinas agrícolas

Uma atração especial do Workshop foi a presença de palestrantes estrangeiros

Com a presença de agricultores, engenheiros de segurança, engenheiros agrônomos e florestais, representantes de empresas de máquinas e produtos de segurança, profissionais da área de saúde, representantes de empresas agrícolas e florestais, além de estudantes de graduação e pós-graduação, o evento promoveu uma rica discussão sobre segurança no campo.

A interdisciplinaridade do evento foi ressaltada pelo professor Kleber Pereira Lanças, do Departamento de Engenharia Rural da FCA e coordenador do evento. “Nossa principal função na Faculdade é educar e esse processo fica muito enriquecido quando fazemos isso dialogando com pessoas de áreas de atuação distintas e diferentes regiões do país”, disse. “Esse evento é uma amostra de que áreas diferentes podem atuar unidas em busca da solução de problemas da sociedade”, complementou o professor Gilberto Cação, da Faculdade de Medicina da Unesp e membro da comissão organizadora do evento.

A realização do Workshop marcou o engajamento definitivo da FCA nessa área de atuação, segundo o professor Marco Antonio Biaggioni, coordenador do Programa de Pós-graduação em Energia na Agricultura. “A geração de pesquisa nessa área ainda é pequena apesar de envolver a base da agricultura sustentável, ou seja, a qualidade de vida do agricultor, que precisa de um ambiente socialmente justo e seguro para poder trabalhar”.

Uma atração especial do Workshop foi a presença de palestrantes estrangeiros. Rafaelli Spinelli, do Ivalsa/Itália destacou a importância da iniciativa. “Esse debate é fundamental. A introdução de máquinas no campo reduz o risco de acidentes, desde que feita com cuidado, pois envolve a transformação no trabalho”. O espanhol Miguel Villamuelas, da Universidade Politécnica de Madri complementou. “As máquinas são ferramentas de trabalho muito importantes, mas as pessoas são sempre mais importantes. É dever do poder público, dos pesquisadores, empresas e produtores rurais melhorar as condições de trabalho de quem trabalha com as máquinas”.

O professor Edivaldo Domingues Velini, diretor da FCA, destacou a importância da realização do evento pela unidade. “A Unesp é a instituição que mais forma recursos humanos na área agrícola. Nosso papel é de geração, articulação, aplicação e difusão de conhecimentos. Esperamos que a partir desse evento haja uma reorganização dos conhecimentos sobre o assunto”.

Durante o evento aconteceu o lançamento do livro “Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais”, organizado pelo engenheiro agrônomo Leonardo de Almeida Monteiro e distribuído gratuitamente aos participantes do Workshop. “O livro busca orientar os produtores rurais e, para isso, juntamos de forma bem didática e direta as informações sobre como prevenir os acidentes, incluindo o funcionamento do trator, seus equipamentos, a parte ergonômica e dados sobre as lesões causadas pelos acidentes. Com essas informações o profissional tem condições de iniciar uma operação mais segura com a máquina”.