RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de maio

Musculação e qualidade de vida

Academia estende horários, monta equipe de professores e foca treinamento para contribuir com a saúde

Por Tatiane Simon
26/03/2019 • 06h00
Compartilhar

Prolongar a vida e, de quebra, ter como finalidade a qualidade da vida e melhor saúde. Quem não quer? Mas, quem está disposto a despender, pelo menos, meia hora do dia em prol desses anos a mais pela frente?

A grande desculpa para escapar das atividades físicas diárias, na maioria das vezes, é a falta de tempo atrelada à rotina de trabalho, filhos e lazer. E qual a reposta quando se tem uma academia bem pertinho do seu bairro, aberta das 5h30 à meia-noite, também aos sábados e domingos? Com um expediente estendido e horários diferenciados, a academia R1 Fit, em Três Lagoas, tem essa proposta, sem falar em mensalidades superacessíveis.

Instalada há três anos no bairro Quinta da Lagoa, a academia possui estrutura adequada para musculação e prospecta, após uma obra de ampliação, incluir treinamento funcional e lutas marciais.

Segundo o empresário e atleta fisiculturista, Rafael Silveira, o quadro profissional também é algo valorizado na academia. Ao todo, são quatro educadores físicos – três homens e uma mulher. “São profissionais altamente preparados e capacitados para orientar o aluno. Elaboram planilha de exercícios individualizada e estão aptos a treinar qualquer pessoa”, explica.

E complementa: “Nosso foco é a musculação, mas por trás dela, a busca pela saúde e o condicionamento físico que o aluno irá adquirir com o tempo. O que observo aqui é essa pressa em conseguir emagrecer de um dia para o outro. E não é bem assim! A musculação é a base para dar performance a qualquer outra atividade física, como a corrida, por exemplo”.

OMS recomenda

A prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo. Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon; depressão e quedas em geral. Além disso, a atividade física fortalece ossos e músculos, reduz ansiedade e o estresse, melhora a disposição e estimula o convívio social.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia). Mas a falta de tempo com a rotina apertada de trabalho, estudo, cuidados com a casa, faz com que muitas pessoas não façam nenhuma atividade física.

Para se ter uma ideia, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostrou que um a cada dois adultos não pratica o nível de atividade física recomendado pela OMS. Além disso, as pessoas sedentárias têm de 20% a 30% mais risco de morte por doenças crônicas, como doenças do coração e diabetes, que as pessoas que realizam ao menos 30 minutos de atividade física moderada, cinco vezes por semana. Por isso, é fundamental planejar a rotina para praticar atividade física e alcançar uma melhor qualidade de vida. Para aqueles que ainda não conseguem reservar o tempo ideal, qualquer atividade, ainda que de curta duração, já é uma importante evolução.

Com a prática de atividades físicas, você passará a ter mais disposição para realizar outras tarefas, se sentirá mais forte, com mais flexibilidade e capacidade funcional, entre muitos outros benefícios.

R1 Fit
Av. Prof. João Thomes, 40
Quinta da Lagoa – Três Lagoas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E