Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Agepan homologa o reajuste de 6,51% aplicado pela Sanesul

O aumento também será aplicado aos clientes da Sanesul de Três Lagoas, a partir de 1º de agosto

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do Estado (Agepan) publicou nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial do Estado (DOE) a portaria que homologa o reajuste anual de 6,51% nas contas de água e esgotos dos municípios atendidos pela empresa Sanesul. O valor passa a ser aplicado nas faturas que serão pagas a partir de 1º de agosto.

O índice foi calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), relativos aos doze últimos meses.

Reajuste

Na prática, o consumidor que hoje gasta R$ 22,50, consumo mínimo cobrado pela Sanesul, passará a pagar aproximadamente R$ 24,00. De acordo com a empresa o impacto do custo da conta de água no salário mínimo, nos municípios atendidos por ela, vem diminuindo ano a ano. Em 2005, o valor representava 5,84% do salário mínimo. Neste ano, o percentual caiu para 4,4%.

O índice cobrado repõe perdas com a inflação e não inclui o aumento dos custos com insumos básicos como energia elétrica, tubulação de PVC, cimento, ferro e produtos químicos que tiveram um aumento médio de 10,96%. A energia elétrica foi o insumo que mais subiu no último ano, com 16,02% de aumento.

O reajuste será aplicado nos municípios de Amambaí, Anastácio, Alcinópolis, Angélica, Aral Moreira, Batayporã, Bodoquena, Camapuã, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Jardim, Jateí, Laguna Carapã, Nioaque, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Brilhante,Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Mundo Novo, Porto Murtinho, Nova Andradina, Três Lagoas e Terenos.