Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ambulantes tem mercadorias apreendidas

Durante a operação, um dos ambulantes tenta resgatar mercadoria e acaba preso pela PM

Operação aconteceu na manhã de ontem, no Centro -
Operação aconteceu na manhã de ontem, no Centro -

A fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico apreendeu na manhã de ontem, mais de 300 itens de mercadorias  que eram ofertadas pelos vendedores ambulantes nas proximidades do Relógio na região central da cidade. Durante a operação foram apreendidos  tapetes, bijuterias, relógios, óculos solares e toalhas de quatro vendedores ,que foram abordados e que não tinhamdocumentos fiscais. Segundo o fiscal de posturas, Cláudio Marciano, o objetivo é proteger principalmente a população do comércio ilegal. “Esses produtos, além de infringirem a lei por não ter garantia de qualidade, ainda desfavorece o comerciante que está em dia com suas obrigações  e com seus estabelecimentos legalizados, pois esta prática também estabelece uma concorrência extremamente desigual”, aponta. 

Os quatro ambulantes que tiveram os produtos detidos, também ofertavam os itens em pontos fixos da cidade, o que é extremamente proibido pelo o Código de Posturas de Três Lagoas. A operação contou com o apoio de uma viatura da Polícia Militar e  uma camionete da Secretaria, que foi usada para transportar  o material apreendido. Em ato de desespero, um dos ambulantes tentou resgatar a mercadoria da camionete e saiu correndo, sendo logo perseguido pelos policiais e capturado. A equipe contou com três fiscais da secretaria de Desenvolvimento Econômico, um fiscal de secretaria de  Obras e Postura e policiais militares.
 
Outro caso que chamou a atenção dos fiscais foi quando um ambulante  tentou esconder uma prancha de óculos solares dentro de uma das lojas da cidade. Segundo Cláudio Marciano, eles notaram que o ambulante entrou na loja com o material e saiu sem nada nas mãos. A tentativa de esconder os óculos foi feita sem o consentimento do estabelecimento. “Foi o próprio dono da loja que denunciou a ação do ambulante.” 
 
Na abordagem de um ambulante clandestino, antes da apreensão das mercadorias, o fiscalsolicita a apresentação de documentos, tais como: alvará de vendedor ambulante e notas fiscais que comprovem a procedência das mercadorias. Todo o material apreendido foi levado para o Almoxarifado Municipal, onde é formalizado umtermo de apreensão, contendo todas as possíveis informações descritíveis e quantitativas do material apreendido.