
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou ontem a circulação do trem de carga no contorno ferroviário e a desativação da linha férrea que corta o perímetro urbano de Três Lagoas. Agora, só está restando a América Latina Logística (ALL) autorizar a empresa CMT Engenharia, responsável pela obra, retirar 7,5 quilômetros de trilhos da linha férrea atual para serem aproveitados no contorno ferroviário, conforme previsto no projeto aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).
Segundo o engenheiro da CMT Engenharia, Esmeraldo Coelho Caires, esse material que será retirado da linha férrea atual será reaproveitado na conclusão do novo pátio de manobras, que já está em fase final de acabamento. Os 7,5 quilômetros de trilhos que serão retirados, compreende o trecho da ferrovia na BR-262, próximo ao Jardim Imperial até as proximidades das avenidas Clodoaldo Garcia e Filinto Muller. Entretanto, pode ser que a empresa não utilize todo esse material e retire apenas 3,5 quilômetros da linha atual.
O engenheiro informou que já foi solicitada a ALL a autorização para neutralizar a linha férrea atual e retirar esse material. A previsão é de que ainda hoje a empresa autorize. Segundo Esmeraldo, o trabalho de retirada e implantação de trilhos no novo pátio de manobras é de rápida execução, já que dentro de quatro horas o serviço fica pronto.
Agora, a empresa junto com o governo do Estado trabalha para que a ALL autorize a retirada deste material o quanto antes, já que o contorno ferroviário será inaugurado no próximo dia 17 de dezembro pelo governador André Puccinelli (PMDB) e pelo ministro do Transportes, Paulo Sérgio Passos, que virá ao município para participar desta solenidade. A aprovação do contorno por parte da ANTT só ocorreu graças ao empenho do governador Puccinelli e do secretário estadual de Obras, Edson Giroto.
A ALL, solicitouao governo do Estado e à CMT Engenharia, a divulgação de que o contorno será ativado e os trens começarão a trafegar pelo novo traçado ferroviário. Segundo Geraldo Rafael Guedes, do setor administrativo da CMT, essa divulgação é importante para alertar a população, principalmente as pessoas que residem próximo ao contorno ferroviário para que fiquem atentas a circulação dos trens, evitando assim possíveis acidentes.