Na manhã desta segunda-feira, o Censo Demográfico 2010 começou seus trabalhos em Três Lagoas com visita à residência da prefeita Márcia Moura (PMDB). João Paulo Vanin, coordenador de Sub Área, comandou a simulação de recenseamento com o intuito de apresentar à prefeita como será o trabalho dos recenseadores do IBGE neste grande levantamento sobre a população brasileira, pelos próximos três meses.
Em Três Lagoas serão visitadas aproximadamente 32 mil unidades, residenciais ou não, conforme a pré-coleta realizada há dois meses na cidade, com o intuito de atualizar os mapas dos setores, informou o coordenador.
Os resultados do Censo vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos. “É um conhecimento de si próprio, para saber como está a qualidade de vida da população, em relação à saúde, educação, infraestrutura e outras área. Na prática, a divulgação dos resultados servirá para saber onde investir e no que repassar as verbas”, esclareceu Vanin.
Ainda conforme Vanin, o trabalho de recenseamento em Três Lagoas será facilitado pela nova divisão dos bairros, criada através do Plano Diretor. “Será possível levantar o número de moradores por bairro. Daí a importância do Plano Diretor, que delimitou essa nova divisão e com isso mudará o nosso critério de divulgação das informações”, assinalou o coordenador, afirmando que antes não havia divisão correta dos bairros. Atualmente, o mapa da cidade é composto por 33 bairros.
Identificação
Cada um dos 191.972 recenseadores em todo o País poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE na Internet, no link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.