Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Com potencial a ser explorado, promove encontro sobre turismo

Representantes da Costa Leste falaram sobre o turismo de forma geral

Encontro contou com a participação do vice-prefeito Luiz Akira -
Encontro contou com a participação do vice-prefeito Luiz Akira -

Com um potencial grande ainda para ser explorado, em especial relacionado aos esportes náuticos e a pesca, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Sebraede Três Lagoas, promoveu mais um Fórum de Turismo da Costa Leste, com o tema: “A importância do Turismo como setor Econômico”. O evento ocorreu na sede do Sebrae de Três Lagoas, com a presença de representantes dos municípios envolvidos.

Durante a palestra ministrada pelo gerente de Estruturação de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso do Sul, GeancarloMerighi, o assunto abordado foi o turismo em geral, sendo ele o de lazer ou o de negócios, como potencial econômico que também gera renda.

“O turismo de negócios é que aquece a economia do município. Vemos hotéis lotados pelos empresários que vem a trabalho. Três Lagoas é diferente de Bonito, onde o turista circula à vontade, de camiseta, bermuda e chinelo, já aqui os turistas estão de terno e gravata, mas também é preciso pensar e traçar metas para o turismo de lazer”, cita Geancarlo.

Para o diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura de Três Lagoas, OtonyAvila Ornelas, o turismo de negócio tem aquecido muito a economia local.

“Com o aumento do turismo de negócios, houve crescimento no número de hotéis, de leitos e consequentemente de empregos. O Departamento de Turismo do município fez um levantamento e constatou que, por semana, 4,4 mil pessoas se hospedam nos hotéis da cidade, isso sem contar a movimentação de pousadas, motéis e restaurantes”, avalia Otony, que cita ainda que, são gerados, apenas nestes hotéis, pelo menos 500 empregos diretos.

Ainda conforme Otony, muitas vezes as pessoas pensam que o investimento no turismo deva acontecer apenas no balneário, mas ele acredita que exista, na verdade, uma infraestrutura que indiretamente acaba servindo como leque de incentivo, como é o caso do aeroporto de Três Lagoas, que recebeu investimento de aproximadamente R$ 8 milhões e está pronto para atender, além dos empresários, do cidadão comum, também o turista. O potencial do município também foi exposto pelo vice-prefeito de Três Lagoas, Luiz Akira. 

O superintendente de Meio Ambiente e Turismo de Selvíria, Valticinez Barbosa Santiago, afirma que a realização do Fórum de Turismo ajuda a proporcionar maior valorização ao município que está próximo à represa de Ilha Solteira.

“Nosso objetivo é alavancar o turismo em Selvíria, fortalecendo assim o comércio, enfim, saber desfrutar das vantagens, por isso fazemos questão de participar das atividades da Fundação, tanto que recentemente estivemos numa reunião em Aparecida do Taboado”, menciona Valticinez.

AÇÕES

A gerente geral do Sebrae Costa Leste, JosiBlini Signori explica que, neste ano, o Sebrae Nacional orienta que deva haver estímulo do turismo, tanto que foram traçadas ações, dentre elas: levar qualidade às empresas atendidas; implantar soluções de sustentabilidade; desenvolver gestão dos empreendimentos e ofertar soluções integradas às das instituições parceiras.

Além de debater sobre o turismo, o encontro entre os representantes da Fundação de Turismo da Costa Leste também serviu para formalizar a eleição da nova diretoria do órgão para o biênio 2014/2015 e tratar de assuntos envolvendo o calendário de eventos da Costa Leste.

Além de Três Lagoas, o Fórum de Turismo da Costa Leste-MS é formada pelos municípios de Santa Rita do Pardo, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Anaurilândia, Selvíria e Aparecida do Taboado.

O FÓRUM
O Fórum de Turismo da Costa Leste-MS tem por finalidade criar condições para ampliar a participação social nas atividades relacionadas ao turismo, sendo um espaço democrático que serve como instrumento de comunicação, reflexão, debate, intercâmbio, articulação, ajuda mútua na solução de dúvidas e problemas, exposição de ideias, opiniões e sugestões sobre um determinado tema, de forma dinâmica, ágil, desburocratizada e organizada de modo a desempenhar com excelência seu papel de Instância de Governança Regional do Turismo.