O comércio de Três Lagoas registrou, este ano, queda nas vendas referentes ao Dia dos Pais, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Comercial do Município (ACETL). Conforme Santiago Garcia Sanches, assessor jurídico da entidade, as consultas realizadas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) apresentaram redução de 22,58%. Houve também diminuição de 15% nas consultas de cheques sem fundos, 15%.
Os dados não abrangem, entretanto, as vendas realizadas com cartão de crédito que, segundo Santiago, tem crescido devido à adesão de consumidores das camadas sociais C e D a essa forma de pagamento.
“Sem dúvida o uso do cartão vem crescendo devido à facilitação nas vendas. Porém, nossos registros só somam as consultas ao SPC e ao Serasa”, esclareceu Sanches. “Também há as vendas realizadas por grandes redes que fazem as consultas por São Paulo. Além das vendas em dinheiro”, concluiu. As consultas ao SPC e Serasa são utilizadas como indicadores do desempenho do comércio.
A redução de promoções realizadas pelo comercio da Cidade para os dias dos pais, comparado com o que foi feito no ano passado também refletiu na queda das vendas. “Em 2009, tanto as promoções alusivas à data quanto às campanhas publicitárias foram em maior número”, apontou o assessor.
Contudo, o primeiro semestre de 2010 teve volume de vendas superior a 2009. No qual as consultas ao SPC, pela ACETL, cresceram em torno de 7% e sobre as vendas com cheques, de 16%, com relação a igual período do ano anterior.
IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem (11), os índices sobre as vendas em todo MS. De acordo com o IBGE, no primeiro semestre deste ano os varejistas comercializaram 15,1% a mais que no mesmo período de 2009. A reação foi acima da média nacional de 11,5%, segundo o IBGE, o maior resultado de toda a série histórica da pesquisa.
O setor de hipermercados e supermercados cresceu 10,4% no semestre, e o de móveis e eletrodomésticos a reação foi de 20,6%, puxado pela venda de televisores.
No caso dos equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, as vendas acumuladas no semestre superaram em 25,8% as do primeiro semestre do ano passado, o que é atribuído à redução de preços de produtos do gênero, por exemplo, -7,8% para microcomputadores nos últimos 12 meses, segundo o IPCA.