As vendas para o dia dos Namorados devem movimentar R$ 109 milhões no comércio de MS. É o que aponta a pesquisa realizada pela Fecomércio MS, em parceria com a Fundação Manoel de Barros e Universidade Anhanguera-Uniderp, entre os dias 19 e 25 de maio, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Naviraí, Paranaíba, São Gabriel d´Oeste e Chapadão do Sul.
“Os comerciantes têm a oportunidade de alavancar as vendas, fomentar seus negócios nesta que é a terceira data mais importante para o comércio varejista”, afirma o presidente da Federação, Edison de Araújo. “A pesquisa indica que 69% da população economicamente ativa pretendem ir às compras nesta data”.
O levantamento indica que o valor médio a ser gasto, no estado, é de R$ 98,00. “Os lojistas têm de aproveitar este momento, pois aproximadamente 64% dos entrevistados disseram que vão pagar à vista no dinheiro ou com o uso de cartão de crédito, o que é bom para os comerciantes que diminuirão a margem de risco de inadimplência e vão ter dinheiro para repor os estoques”, opina Edison de Araújo. As compras com cheque representam 3% do universo pesquisado.
As compras à prazo, seja por meio do cartão de crédito, da loja ou cheque pré-datado, devem ser feitas em poucas parcelas, aponta a pesquisa. 40% escolheram até 2 parcelas e 34% em 3 parcelas. Na avaliação do presidente da Fecomércio, “o consumidor continua mostrando que tem conhecimento da situação financeira e demonstra intenção de controlar as suas dívidas, não as alongando, mas não deixando de comprar um presente para seu parceiro”.
Presentes e decisão na escolha – Os compradores responderam que comprarão roupas (21%), perfumes (17%), calçados (10%) e flores (7%). Quando questionados o que gostariam de receber para homenagear a data, a resposta foi muito semelhante. Eles querem roupas (20%), perfumes (17%), calçados (11%) e relógio (6%).