
A nova rede social Ello tem como diferencial não mostrar anúncios. Mas, na prática, não é bem assim, uma vez que o site acaba exibindo publicidades de terceiros. De acordo com o FAQ do Ello, a pedido dos próprios usuários, é permitido publicar links do YouTube, Vimeo, SoundCloud entre outras mídias online com anúncios embutidos. No entanto, a boa notícia é que os desenvolvedores dizem estar trabalhando em uma plataforma própria de vídeos, mas que ainda não há uma previsão de lançamento.
Conhecido como “anti-Facebook", o Ello tem como proposta não mostrar publicidade e não vender dados pessoais dos usuários – prática adotada pela rede social de Mark Zuckerberg. Em seu Manifesto, o Ello diz aos novos usuários que em outras redes sociais cada post compartilhado, cada amigo que se faz e cada link que o usuário segue monitorado, registrado e convertido em dados. Sendo assim, os anunciantes compram esses dados para que exibir cada vez mais anúncios no feed do usuário.
Com objetivo de ser totalmente livre de publicidade, o Ello terá em breve funcionalidades premium, isto é, recursos extras para usuários que desejarem pagar por eles, e que irão gerar receita para que a página se mantenha.
Segundo a equipe, o site não ganha dinheiro com anúncios. Portanto, caso algum usuário sinta-se incomodado por ver uma propaganda dentro de um vídeo do YouTube, por exemplo, ou outra mídia com um anúncio embutido, ele pode deixar de seguir a pessoa.