Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Faixa de pedestres é tema de campanha do Deptran

É considerável o número de motoristas que respeitam as faixas de pedestres

-
-

Com o tema “Quanto custa não respeitar a faixa”, a Secretaria Municipal de Trânsito(Semutran)promove a 8ª edição da Semana Municipal de Trânsito, de 23 a 30 de abril.

Estão programadas algumas atividades, dentre elas: palestras em fábricas e indústrias, blitz educativa, palestras também para professores e coordenadores pedagógicos, além doDepartamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). As ações contam com a parceria do Gabinete de Gestão Integrada no Trânsito (GGIT).

O objetivo da campanha, conforme cita a diretora, Creusa Monteiro Ferreira, é mostrar o valor do trânsito quando não se respeita a faixa para pedestres, além de orientar e conscientizar condutores e também os pedestres quanto à importância de respeitar o uso da faixa para pedestres.

Durante a blitz educativa, a diretora do Departamento informa que serão distribuídos panfletos com os valores das infrações de trânsito, assim como a perda de pontos na carteira.

Creusa afirma que este é um projeto contínuo. Não será desenvolvido somente durante a Semana Municipal do Trânsito, mas até a próxima Semana do Trânsito.

“Os condutores não tem a cultura de parar na faixa de pedestre quando uma pessoa a atravessa, fazendo com que o pedestre tenha medo de arriscar atravessar, mesmo ele tendo seu direito garantido por lei. É preciso investir mais em campanhas educativas, por isso estamos mais uma vez insistindo neste tema”, comenta Creusa, que menciona ainda que em 2012 o foco da campanha era o mesmo, a faixa para pedestres, e que o tema voltou em evidência por sua importância.

AMOSTRA
Na tarde de ontem, durante 30 minutos, o Jornal do Povo esteve no cruzamento das ruas Paranaíba com João Carrato para fazer levantamento e saber se condutores respeitavam a faixa de pedestres e se os pedestres também costumam fazer a travessia no local correto. 

Foram considerados apenas automóveis, excluindo motocicletas, por conta do grande fluxo de veículos de duas rodas.

Constatou-se que, mais da metade dos motoristas respeitam a sinalização de trânsito de solo. Do total de veículos que passaram pelas quatro faixas existentes no referido cruzamento de ruas (durante o período em que a reportagem permaneceu no local), 24 pararam para que pedestres passassem, mas 19 não deram a preferência, inclusive uma viatura da Polícia Militar. Outro dado observado é que nestes 30 minutos, 10 pedestres atravessaram a rua não tendo respeitado a sinalização, que estava próxima.

O Código de Trânsito prevê que, para condutores que não respeitam a faixa de pedestres, a infração é considerada gravíssima, com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 191,54.

Estas são as penalidades queum taxista de 49 anos,poderá pagar por ter colidido na traseira de uma moto conduzida por uma moça, que havia parado próximo da faixa para pedestres, na esquina das ruas Paranaíba e Elmano Soares, no centro, para que alguém atravessasse a sinalização de solo. O acidente foi registrado anteontem. 

A motociclista havia parado para que um pedestre cruzasse a faixa, mas teve a moto atingida e sofreu escoriações.

RECUPERADAS

Em Três Lagoas, muitas faixas para pedestres estão com a pintura apagada. Há locais em que ela nem mais existe, a não ser a pintura próxima à guia de sarjeta.

Creusa garante que até o início da campanha municipal de trânsito, as faixas para pedestres do centro da cidade, serão recuperadas.