Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Faltam medicamentos nas unidades de saúde

O diretor informou que uma nova licitação foi feita para a contratação de uma nova distribuidora de medicamentos,

Abastecimento será retomado dentro de 15 dias -
Abastecimento será retomado dentro de 15 dias -

Vários medicamentos estão em falta nas unidades de saúde de Três Lagoas. E, os pacientes reclamam que isso vem ocorrendo há meses. Segundo o morador do bairro Interlagos, Luiz Alves de Souza, medicamentos básicos, como AS (Acido Acetil Salicílico),Omeprazol e Losartana estão em falta. “Dos 168 medicamentos pactuados, a Secretaria de Saúde não tem disponibilizado a metade. Há mais de mês isso vem acontecendo e a prefeitura alega que está adquirindo e nada”, reclamou o paciente.

A falta de alguns medicamentos foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do diretor de Assistência em Saúde, Ricardo de Lima Cordeiro. Ele informou que um incêndio ocorreu em dezembro do ano passado na fábrica, localizada em Anápolis, Goiás, que fornecia alguns desses medicamentos para o município.
 
Diante do ocorrido, foi feita a rescisão de contrato com essa fabricante, a qual teria ficado impossibilitada de fornecer os medicamentos pactuados, como Omeprazol, Losartana, entre outros e os não pactuados também. O diretor informou que uma nova licitação foi feita para a contratação de uma nova distribuidora de medicamentos, mas os remédios ainda não chegaram nas unidades de saúde. Para a compra de alguns medicamentos que os pacientes não podem ficar sem, segundo Ricardo, houve dispensa de licitação, diante da urgência.
 
O diretor ressaltou que alguns desses medicamentos, como Losartana, por exemplo, pode ser encontrado nas farmáciaspopular. Quanto à falta de outros medicamentos que não são fornecidos por essa distribuidora, como o AS, conforme informou o paciente, Ricardo disse que não tem conhecimento. Ele acredita que, dentro de 15 dias essa situação esteja resolvida.