Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Fibria é pioneira no apoio ao Ano Internacional das Florestas da ONU

Em Três Lagoas, a Fibria mantém uma área de 155 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto e 68 mil hectares de áreas destinadas à conservação

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de fibra curta, é a primeira empresa brasileira do setor florestal a aderir à campanha pelo Ano Internacional das Florestas, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). As Nações Unidas deram aval para a empresa aplicar o selo em seus materiais e contribuir para a sensibilização da sociedade para a importância da conservação das florestas, base da atuação da Fibria.

A ONU declarou em assembléia geral, realizada em 2010, que 2011 será o Ano Internacional das Florestas, no intuito de transmitir o papel central das pessoas na gestão, conservação e desenvolvimento sustentável das florestas e retrata alguns dos valores múltiplo das florestas e da necessidade de uma perspectiva de 360 graus: as florestas oferecem habitat para a biodiversidade, são fonte de alimentos, remédios e desempenham um papel fundamental para o meio ambiente e para a manutenção da estabilidade global do clima. Todos estes elementos em conjunto reforçam a mensagem de que as florestas são vitais para a sobrevivência e o bem estar das pessoas em todos os lugares.

Em Três Lagoas, a Fibria mantém uma área de 155 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto e 68 mil hectares de áreas destinadas à conservação. Segundo explica Mariana dos Santos Pistori, analista de licenciamento ambiental da Gerência de Meio Ambiente Florestal da Fibria em Três Lagoas, as plantações da empresa trazem benefícios para a biodiversidade e fauna local.

“Estudos mostram que algumas espécies têm preferência em se reproduzir em áreas de florestas plantadas”, afirma Mariana. “Plantios de eucalipto também têm papel importante para fauna local, tanto no habitat de espécies generalistas, como anta, tamanduá, veado e tatus, quanto no deslocamento de espécies que tem alta mobilidade, como jaguatirica, lobo e cachorro do mato, pois formam corredores vegetados, aumentando as áreas percorridas pela fauna”, completa a analista de licenciamento ambiental.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta. A iniciativa da ONU busca promover, durante os próximos 12 meses, ações que incentivem a gestão sustentável de todos os tipos de florestas, contribuindo para a conservação da biodiversidade e redução de mudanças climáticas.