O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Mato Grosso do Sul vai iniciar nesta quarta-feira (4) uma operação de fiscalização de cargas perigosas pela Divisão de Proteção Ambiental no posto de fiscalização de Jupiá, em Três Lagoas.
Serão três dias abordando carregamento de cargas perigosas como combustíveis, explosivos, agrotóxicos, solventes e carvão. A lista de produtos perigosos do Ibama soma mais de 3000 produtos entre radiativos, inflamáveis, infectantes, corrosivos e tóxicos.
De acordo com Reginaldo Yamaciro, coordenador do Núcleo de Licenciamento do Ibama MS, responsável por essa operação, a preocupação do Ibama MS é alertar os motoristas para os riscos de acidentes perigosos ou danosos ao meio ambiente caso esse tipo de carga não esteja rigorosamente dentro da lei.
Só em Mato Grosso do Sul em 2010 foram registrados 3 acidentes. Dois deles por vazamento de amônia (altamente tóxico) em frigoríficos em Campo Grande e um em Água Clara em janeiro deste ano com derramamento de mais de 55 mil litros de óleo diesel que vazaram para o solo com o tombamento de um vagão de carga da ferrovia que atravessa a região.