Muitos idosos aproveitaram este sábado, véspera do Dia das Mães, para cuidar da saúde e tomar a vacina contra a gripe. A 12ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso começou hoje, e com grande movimento.
Em Três Lagoas, a Secretariaria Municipal de Saúde mobilizou todas as unidades de saúde e implantou outros quatro postos volantes de vacinação neste que é considerado o “Dia D” da campanha. O objetivo é imunizar a população com mais de 60 anos e também aqueles que se enquadram na população alvo das etapas em andamento da vacinação contra a gripe A (H1N1): gestantes, jovens entre 20 e 29 anos, pessoas com doenças crônicas e crianças entre seis meses e dois anos.
Na praça Senador Ramez Tebet, onde um dos postos volantes foi implantado, a movimentação foi intensa pela manhã. Conforme a agente de saúde, Cleuza Leodato, as filas da vacina só reduziram por volta das 11 horas. “ A maioria é de idosos, alguns que tomam as duas doses [contra gripe comum e H1N1], mas temos alguns jovens também”, completou.
O aposentado Alexandre Correa Guedes, 68 anos, foi um dos que aproveitou a unidade para tomar a vacina. Ele conta que toma a vacina da gripe todos os anos e faz um alerta à população para participar da campanha. "Tem que se cuidar, tem que se prevenir destas doenças. Por mim, tomaria injeções até na testa se fosse preciso”, destacou.
METAS E PRAZOS
A meta para Três Lagoas é de imunizar mais de sete mil idosos. Para aqueles que perderam o "Dia D", a campanha segue até o dia 21 de maio nas unidades de saúde.
A regra não será válida para os públicos previstos nas etapas dois e três da campanha de vacinação contra a H1N1. Para portadores de doenças crônicas, jovens entre 20 e 29 anos, crianças e gestantes, hoje é o último dia.
Na segunda-feira (10), o Brasil dará início à quarta etapa da campanha, destinada a adultos entre 30 e 39 anos.