Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Imunização contra o HPV deve atingir ao menos 2.076 meninas

Região Centro Oeste tem a maior incidência de casos de HPV do País

Durante a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Huma (HPV), eu tem início dia 10 de março, devem ser imunizadas contra a doença ao menos 2.076 meninas, de 11 a 13 anos de idade. A ação vem sendo desenvolvida em todo o País e, em Três Lagoas a coordenação está sob a responsabilidade do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Pública.

Conforme informou a coordenadora do Programa, enfermeira Humberta Azambuja, a ação será desenvolvida, paralelamente, nas 13 Unidades de Atenção Básica de Saúde e nas escolas da rede pública e particular do município.

“Nosso público alvo são, na verdade, 2.595 meninas, mas a meta é vacinar ao menos 80% delas, o equivalente a 2.076 garotas. Por isso é importante destacar a parceria entre Saúde e Educação”, avalia Humberta.

A coordenadora explica que, a vacina contra o HPV, liberadapelo Sistema Único de Saúde(SUS), consiste em três doses, sendo a 1ª dose aplicada durante a campanha de março, a 2ª dose seis meses depois – em meados de setembro e a 3ª e última dose cinco anos após a 1ª, devendo ser agendada.

“Trabalhamos com o esquema estendido da vacina, ou seja, um intervalo longo entre a 2ª e a 1ª, justamente pensando na garantia da imunização em um período que as adolescentes, que tenham por volta de 14 anos, deem início à vida sexual e assim estão vulneráveis ao vírus. Tanto, que para 2015 a imunização atingirá meninas entre 9 e 11 anos e em 2016 será apenas aquelas com 9 anos”, explica ela, que ressalta a importância de, mesmo após a vacinação, ainda é preciso outros mecanismos de prevenção, como é o caso do exame papanicolau e o uso de preservativo.

“É importante ressaltar ainda que, sendo imunizada ainda jovem, a mulher protege não apenas ela, mas também o namorado, esposo e ainda o filho, já que a doença pode ser transmitida para o recém-nascido”, ressalta Humberta.

A equipe da Saúde orienta ainda que as meninas, quando forem tomar a dose, que estejam munidas da carteira de vacinação, para que assim seja verificada a ausência de qualquer outra vacina.

NÚMEROS
A coordenadora do Programa informa que, a região Centro Oeste que compreende o Mato Grosso do Sul, é a que tem a maior incidência do HPV. São 28 casos para cada 100 mil mulheres.

O HPV
O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero. É conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista. 

É uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), que possui mais de 200 variações.A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.

O exame de rastreio para diagnóstico destas alterações é a citologia cervical ou Papanicolau.

Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período da sua vida. 

As opções de tratamento dependem do tipo e extensão das lesões causadas pelo HPV, podendo ser empregue um tratamento de destruição e/ou remoção das lesões, ou à base de medicamentos.