Um curto-circuito provocado por um pássaro na subestação da Elektro, em Três Lagoas, deixou mais de 31 mil clientes sem energia elétrica na manhã de ontem. Desse total,27.448 tiveram a energia elétrica interrompida pelo período de uma hora, das 6h35 às 7h35. Os demais ficaram por um período bem curto, segundo informou a assessoria da concessionária Elektro.
Três Lagoas
Mais de 30 mil clientes ficam sem energia elétrica
Falta de energia foi provocado por curto- circuito causado por um pássaro na subestação
Além de Três Lagoas, a queda de energia atingiu também as cidades de Brasilândia, Santa Rita do Pardo e os distritos deGarcias- em Três Lagoas- eDebrasa- em Brasilândia.Os únicos bairros em Três Lagoas não afetados, de acordo com a Elektro, foram: Distrito Industrial, Vila Piloto, Jardim Alvorada, Jardim dos Ipês, Parque das Mangueiras, Quinta da Lagoa e Nova Três Lagoas. Todos os demais tiveram problemas de falta de energia.
Entretanto, segundo a concessionária, em menos de um minuto foi normalizada em parte dos bairros Jardim Gloria, Jardim Monte Líbano, Jardim Mirassol, Jardim Primavera, Paranapungá, Jardim Antena, Jardim das Acácias, Jardim Oiti, Jardim Nova Americana e Jardim Independência, através do Self Healing. Já nos demais, o restabelecimento da energia elétrica só voltou ao normal depois de uma hora.
De acordo com a Elektro, um sistema automático de restabelecimento (Self Healing) atuou após curto-circuito provocado pelo pássaro. Esse sistema, normalizou automaticamente os defeitos, sem a necessidade de um técnico no local. Segundo o supervisor de distribuição, Cleber Oliveira, o sistema de proteção agiu rapidamente amenizando o impacto à população. “Assim que o pássaro tocou no equipamento, por medida de segurança, o fornecimento de energia foi interrompido ”, explicou.
SELF HEALING
De acordo com a Elektro, Três Lagoas foi a cidade escolhida pela concessionária para receber um sistema inédito no Brasil. O Self Healing é um moderno sistema de automação distribuído que restaura, automaticamente, o fornecimento de energia elétrica no menor tempo possível.
Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil e foi desenvolvido por engenheiros da Elektro. A implementação de quatros sistemas de Self Healing em Três Lagoas foi concluída em novembro de 2013. “O objetivo é tornar o sistema elétrico mais eficiente e reduzir o tempo de restabelecimento do trecho sem energia elétrica. Toda a manobra dos trechos implementados com este sistema ocorre em 80 segundos, o que antes demoraria cerca de uma hora e meia”, explicou Sabrina Silva, gerente de distribuição de Três Lagoas.
Vários bairros de Três Lagoas, segundo Sabrina, são beneficiados pelo novo sistema. Aproximadamente sete milclientes são beneficiados pelo novo sistema. Com o acontecimento de ontem de manhã, segundo a concessionária, através do Self Healing foram transferidos 3.684 clientes, ficando 27.448 interrompidos por uma hora.
Sem essa tecnologia, segundo a Elektro, o impacto seria bem maior para a população.