
Mais dois internos que cumpriam pena no regime semiaberto em Três Lagoas foram capturados pela Polícia Militar. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22) pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). A evasão ocorreu na quarta-feira (17) na Colônia Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus.
Ao todo, oito internos fugiram da unidade prisional após danificarem as grades da porta de uma cela disciplinar. No dia seguinte à fuga, dois detentos foram recapturados. Com as novas prisões, o número de capturados chega a quatro. Outros quatro seguem evadidos do sistema prisional.
Ao todo, 17 internos tiveram regressão de pena por terem auxiliado na fuga dos detentos que estavam na cela disciplinar. Esses presos deveriam estar custodiados em um presídio de segurança média, mas, em razão da superlotação dessa unidade, permaneciam na cela disciplinar da Colônia Penal.
A evasão ocorreu após os custodiados danificarem as grades da porta da cela, o que permitiu a saída do grupo da unidade. Assim que a fuga foi percebida, a direção da Colônia Penal adotou imediatamente todas as medidas administrativas e operacionais previstas para esse tipo de ocorrência, incluindo comunicação às forças de segurança e abertura de procedimentos internos.
Em nota, a Agepen esclareceu que a Colônia Penal Industrial funciona em regime semiaberto, conforme estabelece a Lei de Execução Penal. Esse modelo prevê estrutura de segurança reduzida, sem vigilância armada permanente, menor número de barreiras físicas e maior ênfase na autodisciplina e na responsabilidade do custodiado.
A Agência ressaltou ainda que o regime semiaberto é voltado à reintegração social, permitindo atividades laborais e educacionais, mas exige o cumprimento rigoroso das normas internas. Casos de evasão resultam em regressão imediata de regime, além da adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis.