Veículos de Comunicação

Caneta Eletrônica

Motoristas recebem 12 mil multas em 60 dias

Radares e lombadas instalados na cidade flagram 200 infrações a cada 24 horas

Camionete passa por lombada eletrônica - Claudio Pereira/JP
Camionete passa por lombada eletrônica - Claudio Pereira/JP

Diariamente, 200 motoristas são multados em ruas e avenidas de Três Lagoas pelos radares fixos e lombadas. Os equipamentos de monitoramento eletrônico já registraram 12 mil infrações no trânsito em apenas dois meses de funcionamento, uma média de oito motoristas multados por hora, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

Os radares e as lombadas eletrônicas passaram a funcionar no dia 20 de dezembro de 2015 e o volume de autuações se refere até 23 de fevereiro deste ano. O levantamento aponta que o excesso de velocidade é a principal infração cometida pelos condutores no perímetro urbano. Foram emitidas 9.242 multas por velocidade superior a 20% e até 50% do permitido na via pública. 

Avançar o sinal vermelho ganha o segundo lugar do ranking com 642 multas aplicadas. Não usar o cinto de segurança e dirigir o veículo falando ao celular também foram infrações flagradas na cidade, resultando em 173 multas. 

Com uma frota de 75,4 mil veículos no município, novos equipamentos eletrônicos estão previstos para serem instalados, porém, o Detran não informou data. A diretora de Educação no Trânsito, Creuza Ramos Monteiro Ferreira, setor ligado à Secretaria Municipal de Trânsito, ressalta que os dados apontam a falta de conscientização dos condutores.

“Os motoristas não estão respeitando a sinalização. Acredito que esse índice poderá reduzir quando a multa começar a recair no bolso”, observou.