Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Número de mortes no trânsito supera o do ano passado na cidade

Nove pessoas morreram vítimas do trânsito em Três Lagoas, neste ano

Em média, são registrados 100 acidentes ao mês em Três Lagoas - Arquivo/JP
Em média, são registrados 100 acidentes ao mês em Três Lagoas - Arquivo/JP

Embora o volume de acidentes de trânsito tenha recuado em cerca de 50% em Três Lagoas, o número de mortes registrado pela Polícia Militar se iguala ao contabilizado em todo o ano passado.

De acordo com dados do 2º Batalhão da Polícia Militar, nove pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito nas ruas e avenidas de Três Lagoas de janeiro até o começo dessa semana. O caso mais recente aconteceu na tarde do sábado passado, quando uma motociclista de 29 anos perdeu o controle da moto e bateu em um poste de energia elétrica na rua Maria Guilhermina Esteves, bairro Santa Rita.

Além dele, foram registradas, neste ano, duas mortes por atropelamento, três por choque e quatro por colisão. Os dados da PM, no entanto, não contabilizam os acidentes registrados em rodovias federais – estes são contabilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e situações em que a vítima morre após dias internado. Este foi o caso de um idoso de 83 anos atropelado no começo desse mês. Conforme a assessoria do Hospital Auxiliadora, desde o atropelamento – registrado na rua João Dantas Filgueiras – o idoso era mantido na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas morreu ontem, por volta das 8h30, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Em todo o ano de 2013, a PM havia contabilizado oito acidentes com morte.

Em contrapartida, o volume total de acidentes apresentou recuo. No ano passado, a PM havia registrado 1,67 mil acidentes de trânsito na cidade, sendo aproximadamente 1,5 mil entre janeiro a outubro. Já neste ano, até esta semana, foram registrados 988 acidentes, sendo 732 deles com vítimas e 247 com apenas danos materiais. O resultado corresponde a uma média de 100 acidentes por mês, com e sem vítimas, contra 135,5 (média mensal) no ano passado.

Ainda segundo os dados fornecidos pela Polícia Militar de Três Lagoas, o mês campeão em número de acidentes foi o de abril, 130 casos, seguido por maio, com 120. Já os meses com menor índice foram janeiro (74), entre com e sem vítimas, e outubro, que até o momento também registrou 74 acidentes, 31 deles apenas com danos materiais, 42 com vítimas e um com morte.

Somando os casos de acidentes com e sem vítimas, foram 33 atropelamentos, cinco capotamentos, 92 choques, 780 colisões, 75 quedas de veículos e três tombamentos.