
A Petrobras pediu a rescisão de contrato com o Consórcio UFN 3, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Sinopec, responsável pela construção da fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, que produzirá ureia e amônia em Três Lagoas e que está praticamente com as obras paralisadas. O Consórcio alega falta de recursos financeiros para dar continuidade às obras. Esse teria sido o principal motivo que causou a demissão de mais de 3,5 mil trabalhadores nos últimos dias, além do não pagamento aos fornecedores. A Petrobras ainda não confirma a rescisão do contrato, mas segundo fontes ouvidas pelo Jornal do Povo, a estatal já fez essa solicitação e o Consórcio tem 10 dias para se pronunciar sobre a sua situação em relação a execução da obra.
Os poucos funcionários que restaram no canteiro da obra da fábrica de fertilizantes entraram em recesso. Segundo uma fonte, eles só retornarão no dia 5 de janeiro. Em nota, a Petrobras apenas tem informado que possui contrato com o Consórcio UFN3 para o fornecimento de bens e prestação dos serviços necessários a implantação da fábrica de fertilizantes que produzirá amônia e ureia em Três Lagoas. Mas, que destaca que o contrato se encontra com desvio de prazo em relação ao cronograma planejado inicialmente, motivo pelo qual estaria buscando soluções junto ao Consórcio para dar continuidade às obras.
Entretanto, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil Pesada (Sintiespav), ontem foi divulgado um comunicado dentro do canteiro de obras de que o Consórcio não dará continuidade à construção da fábrica, orçada em R$ 4 bilhões. A obra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras deveria estar concluída em 30 de setembro deste ano, depois prorrogaram o prazo final para dezembro de 2014 e, por último, para meados de 2015.
No entanto, os trabalhadores informaram que restam ainda muitos serviços para serem executados até a entrada em operação destecomplexo fabril. Agora, com as demissões e paralisação da construção, a fábrica deve levar mais um tempo para ser concluída.