Veículos de Comunicação

Três Lagoas

PMA começa operação preventiva contra tráfico de animais silvestres

A operação pretende evitar que estes animais sejam retirados do seu habitat

Segundo a PMA, Papagaios de MS estão sendo comercializados em outros estados -
Segundo a PMA, Papagaios de MS estão sendo comercializados em outros estados -

Com o objetivo de prevenir os crimes de tráfico de animais silvestres, a PMA (Policia Militar Ambiental) começa nesta semana a operação tráfico de papagaios. Em Mato Grosso do Sul, os problemas relacionados ao tráfico de animais têm sido relacionados, quase que exclusivamente, ao papagaio. Em 2009 foram 194 espécies apreendidas. A operação pretende evitar que estes animais sejam retirados do seu habitat.

Segundo dados da PMA, em 2006 houve apreensão de 300 papagaios no Estado de São Paulo, animais que teriam saído de Mato Grosso do Sul e em 2008 houve apreensão de 234 papagaios, também no Estado de São Paulo, de animais saídos do Estado.

A operação foi antecipada devido ao início da reprodução dos psitacídeos (papagaios, periquitos, maritacas, maracanãs), que começa em setembro e normalmente se estende até o mês de dezembro. A PMA empregará todo seu efetivo possível, de 352 homens, nos trabalhos preventivos, que serão, em especial, executados nas propriedades rurais durante este período reprodutivo.

Todas as subunidades da PMA responsáveis pela fiscalização receberão reforço de policiais nos trabalhos preventivos.