Contratação de mais médicos, menos tempo para agendamento das consultas, limpeza das vias públicas, mais asfalto, drenagem e transparência nos gastos públicos, essas são algumas das prioridadeselencadas pela população, que deseja ver colocadas em prática pela administração municipal para o próximo ano em Três Lagoas. O Jornal do Povo ouviu populares para identificar as expectativas dos três-lagoenses.
A aposentada Maria Abadia dos Santos Felipe, de 83 anos, moradora no bairro de Santa Luzia, deseja que a prefeita Márcia Moura, para 2014, estabeleça entre as prioridades da administração pública a melhoria do serviço de saúde em Três Lagoas. A falta de médicos e medicamentos nos postos de saúde, além da demora para se conseguir agendamento para determinadas consultas é considerada por Maria Abadia uma grande falha da secretaria de Saúde. “Eu marquei uma endoscopia para ser feita daqui a sessenta dias. A gente que está doente não aguenta esperar né. Então, o que mais a gente precisa é melhorias na saúde”, ressaltou.
O autônomo, Moisés Cardoso, de 37 anos, espera que, em 2014, a administração municipal resolva o problema dos alagamentos que ocorrem em vários bairros da cidade com as chuvas. “Além de drenagem, a prefeita precisa investir mais em asfalto, pois existem muitas ruas ainda sem pavimentação”, destacou.
O aposentado Eduardo Antônio de Carvalho, de 61 anos, disse que a administração municipal tem deixado muito a desejar em muitas situações. “A cidade está em ritmo lento, é preciso ouvir mais a população, principalmente dos bairros mais carentes. É preciso haver mais limpeza nas bocas de lobos, inclusive, no centro, e resolver o problema dos alagamentos. O trânsito também precisa ter uma atenção especial. A cidade está cheia de quebra-molas, isso é ruim. É preciso que a cidade tenha um engenheiro de tráfego, uma pessoa que entenda do trânsito”, comentou.
Ainda na opinião de Carvalho, a prefeita precisa ouvir mais a população e tornar a administração pública mais transparente em relação à arrecadação. “Não que exista alguma coisa errada, mas em cada esquina sempre há comentários sobre a arrecadação de Três Lagoas. Então, para evitar essas conversas fantasiosas é preciso detalhar mais os gastos”, salientou.
A professora Ana Luzia da Silva Conrado, de 41 anos, moradora do Jardim das Paineiras, entende que a prioridade da administração municipal para 2014, deve ser de melhorias no serviço de saúde, assim como mais investimentos em infraestrutura. “A saúde está péssima, não tem médicos e, quando eles atendem, mal olham para os pacientes. Precisa haver mais investimentos também em asfalto e drenagem, pois a cidade está cheia de buracos e com vários pontos de alagamentos”, salientou.
Moradora do bairro Nossa Senhora Aparecida, Márcia Aparecida de Farias, de 41 anos, inspetora de alunos é da opinião de que a administração municipal precisa manter a cidade mais limpa e investir mais em infraestrutura também. “A cidade está suja. Os banheiros públicos da praça, assim como o túnel também”,reclamou.
O vendedor de gelinhos, Orange de Oliveira, de 57 anos, morador no bairro de Santa Terezinha, também entende que é preciso haver mais melhorias nos serviços de saúde. Ele disse que a sua esposa ficou aguardando 90 dias na fila de espera para conseguir uma consulta com um ortopedista. Outra questão apontada por ele também é a falta de médicos nos postos de saúde.