A Secretaria Municipal de Trânsito vai fazer um novo levantamento visando à implantação de fiscalização eletrônica em Três Lagoas. A informação é do secretário municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira. Ele informou que o Departamento Estadual de Trânsito abriu nova licitação para a aquisição dos aparelhos eletrônicos que serão instalados nas vias da cidade.
Três Lagoas
Secretaria de Trânsito fará novo levantamento para implantação de fiscalização eletrônica
Detran abriu nova licitação para comprar equipamentos que serão instalados na cidade
De acordo com o secretário, no ano passado o Detran chegou a abrir licitação, porém acabou não acrescentando Três Lagoas na relação dos municípios selecionados para receber a fiscalização eletrônica. Um aditivo foi feito no sentido de acrescentar o município, mas acabou não dando certo. Por isso, um novo procedimento licitatório foi aberto, a fim de contemplar Três Lagoas.
Silveira informou que os aparelhos serão instalados ainda esse ano. No início dessa semana, o secretário municipal de Trânsito juntamente com a prefeita Márcia Moura (PMDB) se reuniram com o diretor presidente do Detran para tratar desse, e outros assuntos.“Nós temos o interesse na implantação das lombadas eletrônicas para que possamos diminuir o número de quebra-molas. As pessoas respeitam mais as lombadas eletrônicas do que outros tipos de redutores de velocidade. Os veículos maiores passam nos quebra-molas até em velocidade acima da permitida, já que os quebra-molas tem que ser construídos dentro de um padrão. Então, a lombada vai ajudar a controlar para os condutores que não tem a consciência e não respeitam as normas de circulação, trafegando acima da velocidade permitida.
RADARES
A princípio, a secretaria trabalhava com a possibilidade da instalação de lombadas eletrônicas. Entretanto, a ideia, agora, é a implantação de radares que possam ter três tipos de serventia, evitando: avanço de sinal, faixa de pedestre e excesso de velocidade. “Em alguns locais podemos até instalar as lombadas eletrônicas sim, como em frente às escolas, mas, a princípio, em locais de maior velocidade pretendemos implantar o pardal, devidamente sinalizado para que as pessoas obedeçam. Essa é a finalidade, e não aplicar a multa”, adiantou.
De acordo com Silveira, o diretor-presidente do Detran explicou que, será licitado um valor para a compra dos equipamentos e, conforme a demandas dos municípios,as instalações vão acontecendo. O secretário ressaltou que, esse é um projeto do Detran e, o município autoriza apenas instalação, embora tenha gerência do município nesse processo.
LEVANTAMENTO
Ainda segundo Silveira, em 2012, um levantamento foi feito para verificar os principais pontos que necessitavam de um redutor de velocidade. Entretanto, um novo estudo será feito, desta vez, analisando as novas estatísticas de acidentes, assim como os locais com maior concentração de pedestres para que os radares possam ser instalados. “Tudo isso com o intuito de evitar perda de vidas e futuros acidentes. As pessoas que sofrerem multas não podem culpar os órgãos de trânsito, já que precisam ter consciência do limite de velocidade permitido. Por isso, solicitamos que a sinalização seja bem feita, para que as pessoas não aleguem que não sabiam que tinha radar em determinado local”, acrescentou.
O secretário disse que alguns pontos sugeridos no levantamento passado para receber os redutores de velocidade serão revistos, mas já adiantou que a avenida Rosário Congro é uma das vias que vai receber a sinalização eletrônica. “Não só um, mas como vários, já que, ao longo dela, as pessoas abusam do excesso de velocidade por ser uma via de ótima qualidade”, salientou.