Veículos de Comunicação

Três Lagoas

TJ está com agendamento aberto para Semana de Conciliação

Todas as comarcas e varas de Mato Grosso do Sul participam da ação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) está com agendamento aberto para os interessados em incluírem seus processos nas audiências da Semana de Conciliação, que será realizada de 24 a 28 de novembro no estado.

As partes interessadas podem solicitar, até 14 de novembro, que seu processo seja incluído nas audiências de conciliação. A solicitação pode ser feita por meio do portal do TJMS ou diretamente nos cartórios das varas. No agendamento por meio da internet, disponível apenas para processos em 1ª instância, basta preencher os campos com o número do processo, o CPF da parte e um e-mail e aguardar a manifestação do cartório.

Nas causas patrocinadas pela Defensoria Pública e naquelas em que há intervenção do Ministério Público, as audiências deverão ser agendadas de modo a viabilizar a presença do Defensor Público e do representante do Ministério Público, tanto no primeiro como no segundo grau.

A Semana de Conciliação tem o objetivo de sensibilizar os operadores do Direito e a sociedade em relação a cultura conciliatória como mecanismo eficiente para a prestação da tutela jurisdicional. Segundo o TJ-MS, todas as comarcas e varas de Mato Grosso do Sul participam da ação.

Quando conciliar

Segundo o TJ-MS, vários tipos de conflitos podem ser resolvidos por meio da conciliação, entre eles, pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio. No entanto, não se usa o método nos casos envolvendo crimes contra a vida, como homicídios por exemplo, nem nas situações previstas na Lei Maria da Penha.

Todos os acordos obtidos por meio da conciliação têm validade jurídica. Isso significa que, caso uma das partes não cumpra o acordado, a ação pode ser levada novamente à Justiça.