Terá início às 7h, o velório simbólico das vítimas do trágico acidente que tirou a vidade dez lojistas e o motorista, que seguiam em uma Van partindo de Três Lagoas com destino à cidade de Ponta Porã, na madrugada da última terça-feira. O local escolhido para a celebração ecumênica foi o Ginásio Municipal de Esportes “Professora Cacilda Acre Rocha”.
Três Lagoas
Velório simbólico será realizado hoje no Ginásio Municipal
Familiares optarem pela realização de um velório simbólico diante da dificuldade de identificação das vítimas.
Por conta do forte impacto causado pelo choque entre o caminhão e a van e incêndio dos veículos, a grande maioria dos corpos foram carbonizados, o que dificulta a identificação das vítimas. Os poucos restos mortaisencontrados, foram levados para um laboratório do Instituto Médico Legal de Campo Grande. A expectativa era de que o resultado fosse liberado no prazo de três a cinco dias, porém, ao iniciar os primeiros exames, foi constatado que os restos mortais de várias vítimas estavam misturados ao charque, carne que era transportada pelo caminhão, e que se espalhou por todo o local do acidente. Por conta disso,a identificação dos corpos diante do estado de carbonização poderá demorar até dois meses, segundo previsões de legistas.
Ao tomar conhecimento deste fato, a prefeita Márcia Moura (PMDB), reuniu na manhã de ontem em seu gabinete, familiares das vítimas, quando, ficou decidida a realização durante todo o dia de hoje de um velório simbólico, considerando que a liberação dos corpos irá demorar e pelo fato de que não se sabe ao certo quantos corpos serão identificados. “É uma questão de respeitar o direito das famílias, de poder se despedir do ente querido, de um amigo,mesmo que seja de uma maneira simbólica. Todos nós estamos muito tristes com tudo que aconteceu, mas temos que agir da melhor maneira e confortar todas as pessoas que estão sofrendo neste momento”, destacou a prefeita.
O ginásio de esportes foi preparado e quatro climatizadores de ar, modelo industrial, 300 cadeiras e mais de 30 galões grandes de água mineral,estarão à disposição das pessoas durante o velório. De acordo com o coordenador do ginásio de esportes, Ademir Silva dos Santos, o clima de tristeza já tomou conta do lugar. “Durante a preparação das local onde as famílias e amigos dos falecidos estarão reunidas, os encarregados da preparação de ambiente estavam tristes, pois quem perdeu não foram apenas às famílias, mas a cidade de um modo geral. Hoje, Três Lagoas está de luto”, disse emocionado o coordenador.
Ademir, que trabalha há nove anos no ginásio, disse que este é um dos momentos mais tristes já registrados no local. “Do tempo que estou aqui, já tivemos dois velórios no ginásio, o primeiro foi o do saudoso senador Ramez Tebet em 2006, quando tivemos, inclusive a presença do então presidente Lula e diversas outras autoridades nacionais. O último foi em 2010, na despedida do atleta Jean Negão, ex-jogador do Misto, acredito que este velório coletivo, certamente está entre os momentos mais tristes do ginásio”, lamentou Ademir. O velório terá inicio às 7he deve se prolongar até às 17h desta sexta-feira.