Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Venda de fogos aumenta 50% para o Réveillon

A procura por rojões coloridos corresponde a 70% das vendas, segundo informações de um comerciante

-
-

Um show pirotécnico e musical, promovido pela Prefeitura Municipal, anunciando a chegada de 2014 está programado para a 00h desta terça-feira, na orla da Lagoa Maior de Três Lagoas – próximo aoPoliesportivo “Professor Eduardo Antônio Milanez”.O evento realizado pelo Departamento Municipal de Cultura, acaba por estimular e movimentar o comércio de fogos de artifícios da cidade, cujas vendas este ano estão estimadas em umaumento de quase 50% em comparação a outras épocas do ano, segundo informações da proprietária da loja, Sueli Ulian Alves.

“Sempre reservamos um bom estoque de fogos, principalmente de rojões coloridos que correspondem a 70% das vendas”, revelou Sueli que citou ainda que, até a tarde de ontem, já havia vendido um terço do estoque. “A procura por fogos acontece na véspera da virada do ano. Não tem jeito, as pessoas sempre deixam para a última hora, inclusive teve um ano que conseguimos fechar a loja somente às 23h, mas neste ano nosso horário limite de atendimento será às 21h, então os consumidores precisam se organizar para não perder a chance de abrilhantar a festa de Réveillon”, orientou a comerciante, que garante que vende apenas fogos de maior intensidade para maiores de 18 anos. “Para crianças apenas estalos e traques”, enfatizou Sueli.

ORIENTAÇÕES
Preocupado com os possíveis acidentes durante a queima de fogos, seja na Lagoa Maior ou em festas particulares, o subcomandante do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros, Major André DelariRufato, repassa algumas dicas preventivas.
 
Major Rufato informa que em todos os foguetes, rojões e demais fogos de artifícios, vem descrito na embalagem quem pode adquiri-los e soltá-los.
 
“Os fogos Classe “A”, por exemplo, que são aqueles estalos, podem ser manuseados por crianças menores, enquanto que os denominados traques podem ser soltos por crianças um pouco maiores; e os demais não podem ser vendidos e nem manuseados por menores de 18 anos”, explicou o Major.
 
O subcomandante do Corpo de Bombeiros deixou claro que as normas envolvendo a compra e manuseio de fogos de artifícios devem ser obedecidas pelo consumidor e principalmente pela loja que comercializa esse tipo de produto, que deve orientar seu cliente, em especial com informações indicando a forma correta para soltar os artefatos.
 
“Os rojões são mais perigosos, mas com as  embalagens  vem com um suporte que deve ser encaixado no rojão, além de informações de distância, como da pessoa que estiver manuseando, distância de janelas, então, o que pedimos é para que todos sigam rigorosamente o que está escrito na embalagem do produto, e cada um traz o que deve ser feito”, orientou o Major, que chamou atenção ainda para não permitir que crianças soltem rojões, mesmo acompanhadas de adultos, assim como também evite manusear este tipo de artefato quem ingerir bebida alcoólica, uma vez que a pessoa pode perder a noção e deixar o rojão cair e assim acabar atingindo quem está próximo ao estourar.