
Dica 1 – Divida seu tempo para não comprometer programações paralelas aos estudos
Comer, tomar banho, descansar e socializar são atividades que devem estar incluídas em seu dia-a-dia. Seu tempo de estudos não deve ser desperdiçado, porém, suas férias não devem ser sinônimo de escravidão. Portanto, tenha disciplina e comprometimento.
Dica 2 – Aproveite seu tempo de maior rendimento
Não adianta querer estudar pela manhã se seu cérebro funciona melhor à tarde. Estude durante a tarde e descanse nos demais períodos, por exemplo. E comece sempre pelas matérias de maior dificuldade para você. Se deixar as “difíceis” para depois, estará quase esgotado e não renderá tão bem quanto se começar por elas.
Dica 3 – Revise o que já estudou
Já que nas férias você não tem aula, ou seja, não têm conteúdos novos para estudar, aproveite e separe conteúdos já estudados para revisar. Se, depois de estudado, você não revê-lo, cai no esquecimento.
Dica 4 – Não se esqueça de seus momentos de lazer e se alimente bem
Estude sempre com uma garrafinha ou copo de água por perto, e alimente-se de coisas que gosta e te fazem bem. Não se prejudique comendo besteiras o tempo todo, pois isso reflete de forma negativa diretamente em seu rendimento. Além disso, cumpra sua disciplina de estudos (para ficar com a sensação de dever cumprido) e preserve suas horas de descanso, boas noites de sono, momentos de lazer e diversão. É essencial que você esteja bem e não fique esgotado.
Dica 5 – Pense no futuro
Que atire a primeira pedra o estudante que nunca pensou em desistir da árdua rotina de estudos, devido ao cansaço ou à exaustão, ou seja qual for o motivo, todo estudante já se pegou num momento de fraqueza. A rotina de estudos realmente não é fácil, mas é recompensadora. Lembre-se sempre da Lei da Semeadura: tudo que plantamos, iremos colher. As pessoas podem não almejar a sua plantação, mas invejarão a sua colheita, que obterá muito sucesso. Tenha foco no futuro.