
amiliares, amigos e fãs da consagrada atriz Laura Cardoso levaram um susto ao lerem uma “notícia” e centenas de comentários de sua morte, no final de janeiro. Enquanto se ocupava se seu dia a dia, corrido demais para uma atriz de 88 anos, Laura foi mais uma das vítimas de postagens e comentários falsos em sites e em redes sociais.
A postagem era mais ou menos completa. Citava sua carreira, a causa da morte (câncer) e até o lamento e homenagens de colegas de carreira e de fãs.
Com a repercussão da postagem, vários admiradores da atriz não perderam tempo em se manifestar. Um deles demonstrou espanto, como se Laura Cardoso fosse eterna. “Ah não! Eu não acredito. A Laura Cardoso morreu?”, perguntou, emendando um lamento: “Uma pena, era uma ótima atriz”.
Não demorou para parentes de Laura entrarem com mensagens de desmentido. “Ela está vivinha, em casa, e rindo de tudo isso”, disse um parente.
Laura, porém não se manifestou. Disse apenas, por meio de uma assessora que acha graça de ver as pessoas sendo levadas por comentários falsos, embora também se mostre preocupada com isso. A atriz disse temer que uma brincadeira assim possa trazer “consequências tristes” à família de “vítimas” de notícias falsas na internet.
Antes dela, a também atriz Drica Moraes foi “assassinada” por internautas. Em tratamento de saúde, Drica está afastada do trabalho e isto pode ter sido a causa da boataria.
Outros atores que também já foram alvos de falsa morte na Internet. Em outubro do ano passado, Lima Duarte foi “morto” trabalhando na novela “I Love Paraisópolis”, da TV Globo. “Não morri, ainda. Estou vivo! Postou o ator em sua conta pessoal, no Twitter, convidando a todos para “um dedo de prosa” – chavão que utiliza há anos.
Em 2012, outra vítima foi Ana Paula Arósio – igualmente por seu afastamento da televisão. No ano seguinte, o cantor Netinho viu seu nome virar assunto com a notícia de uma falsa morte. O desmentido nos dois casos surgiu rapidamente. No caso de Ana Paula, através de amigos, que falaram com ela. A “morte” de Netinho causou correria em um hospital de São Paulo, onde o cantor faz tratamento de saúde. Diversas pessoas foram para a porta do local prestar homenagens ao cantor baiano.